Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20519
Título: A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil
Título(s) alternativo(s): The importance of the games and jokes in the children's education
Autor(es): Carnielle, Sirlei dos Santos Magalhães
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Ensino criativo
Capacidade motora em crianças
Crianças - Desenvolvimento
Creative teaching
Motor ability in children
Child development
Data do documento: 8-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARNIELLE, Sirlei dos Santos Magalhães. A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem o propósito de averiguar o que dizem diversos autores sobre a importância dos jogos e brincadeiras e o quanto essas atividades podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo social da criança na educação infantil. Nessa perspectiva, buscou-se por intermédio dos jogos e brincadeiras explorar diversos conteúdos inerentes a faixa etária. No início nos preocupamos em abordar a contribuição dos jogos e brincadeiras na prática educativa e destacar a relação entre a cognição e o movimento e como esses fatores interferem no desenvolvimento e aprendizagem da criança, pois a ação corporal é um fator indispensável para que a aprendizagem seja significativa. Neste âmbito, é primordial o professor conhecer as fases do desenvolvimento da criança, além de investir sempre em sua formação contínua. O tema desenvolvido caracteriza em um levantamento bibliográfico, onde foi pesquisado em várias obras que abordassem o assunto. Assim, foi possível identificar que as idéias dos autores são bastante semelhantes, no que se refere a importância do ato de brincar na educação infantil, que por intermédio dessas vivências a criança tem a oportunidade de explorar e aprimorar suas habilidades físicas, motoras, cognitivas e afetivas. Portanto devem estar presente jogos e brincadeiras, como instrumento pedagógico do professor, atuando na motivação e criatividade, contribuindo assim, no desenvolvimento integral da criança.
Abstract: This research aims to find out what various authors say about the importance of sports and games and how these activities might help the process of teaching and learning and motor development, cognitive and affective-social of children's education. At first we cared about accost the contribution of sports and games in educational practice and to highlight the relationship between cognition and movement and how these factors interfere with development and learning of the children, because the action body is an essential factor for the significative learning. In this context, is paramount the teacher knows about the stages of children's development, and invest in their continual training. The developed theme describe in a bibliographic survey, where was searched in different works that accosted the subject. Then, it was posible to identificate that the ideas of the authors are quite similar, as regards the importance of the act of play in early childhood education, that through these experiences the child has the opportunity to explore and enhance their physical abilities, motor, cognitive and affective. So, fun and games should be presents as an educational tool of the teacher, acting on the motivation and creativity, contributing in the development of the children.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20519
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_141.pdf286,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.