Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20520
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sobral, Tania Aparecida de Souza Gonçalves | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:01:26Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:01:26Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-08 | |
dc.identifier.citation | SOBRAL,Tania Aparecida de Souza Gonçalves. A importância da leitura para a alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20520 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Writing | pt_BR |
dc.subject | Reading promotion | pt_BR |
dc.subject | Language acquisition | pt_BR |
dc.title | A importância da leitura para a alfabetização | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo foi elaborado com base em observação e pesquisa com 26 alunos de 2º ano e 10 professores do ensino fundamental de uma escola pública, observando os problemas enfrentados no cotidiano da prática docente, teve como principal finalidade investigar a problemática da leitura e da alfabetização, sem deixar de lado a importância do letramento, ou seja, ler, escrever, interpretar e produzir diferentes tipologias textuais. Também levou em consideração o interesse que as crianças têm por algumas obras literárias, sejam elas contos de fadas, fábulas, ou, até mesmo, as mais simples histórias em quadrinhos que, embora não entrem em gêneros literários, exercem grande fascínio nas crianças. O que se espera com o desenvolvimento desse trabalho é evidenciar a contribuição da literatura e da leitura para alfabetização e, consequentemente, para a aquisição de meios para codificar e decodificar o mundo da escrita. Tão importante quanto os pontos citados anteriormente, a pesquisa também teve o intuito de desenvolver nos alunos o gosto verdadeiro pela prática da leitura de vários tipos e não apenas como fator social ou para obtenção de notas. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Nelson dos | |
dc.contributor.referee1 | Santos, Nelson dos | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Nelson dos | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Nelson dos | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_145.pdf | 362,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.