Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20521
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKener, Vera Lucia Pedebos
dc.date.accessioned2020-11-24T14:01:27Z-
dc.date.available2020-11-24T14:01:27Z-
dc.date.issued2015-10-08
dc.identifier.citationKENER, Vera Lucia Pedebos. A importância das atividades lúdicas na alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20521-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleA importância das atividades lúdicas na alfabetizaçãopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA utilização de jogos no processo ensino-aprendizagem há até pouco tempo não era muito bem aceita pelos educadores. O ato de brincar era visto apenas como passa tempo e diversão, reservados ao momento do recreio ou das aulas de Educação Física. Atualmente, esses conceitos estão mudando. Os professores entendem que o jogo propicia o desenvolvimento integral da criança. A palavra lúdica significa jogo, brincadeira e brinquedo, o que nos remete a aprendizagem através do divertimento. As atividades lúdicas oportunizam a aprendizagem do indivíduo, seu conhecimento e sua compreensão do mundo. A alfabetização é a aprendizagem efetiva da escrita e da leitura, não é apenas uma decodificação de códigos. É saber as diversidades e as funções que a língua possui, sabendo interpretar e compreender os textos produzidos de diversas maneiras. Os métodos tradicionais de alfabetização priorizam apenas a decodificação dos símbolos e códigos alfabéticos, esquecendo das funções que a linguagem possui. A alfabetização tradicional ensina a ler e escrever de forma dissociada, isto é, primeiros e aprende a ler e depois a escrever, tornando-se assim o ato de alfabetizar mecânico e cansativo, sem significado. Porém, os métodos de alfabetização estão em constantes transformações. Atualmente, pode-se perceber que os professores estão se atualizando e utilizando métodos inovadores. A utilização de jogos vem sendo um auxílio nesta fase, sendo que os jogos são de fundamental importância para o desenvolvimento da criança. Alfabetizar utilizando-se de atividades lúdicas quando cabíveis, torna o processo muito mais prazeroso, a aprendizagem se efetiva de maneira agradável e divertida. A criança quando brinca aprende uma gama de novos conhecimentos. Algumas vezes elas não percebem o quanto aprendem, por isso faz-se necessário a intervenção e a mediação de um adulto para direcionar suas brincadeiras. Porém, essa mediação deve ocorrer de maneira cuidadosa, sem interferir diretamente no desenvolvimento das crianças e, além do mais, é preciso respeitar as fases pela qual cada indivíduo passa.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee1Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee2Bortoloto, Claudimara Cassoli
dc.contributor.referee3Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_154.pdf364,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.