Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20523
Título: A mídia no ensino de química: a inserção das tecnologias da informação e comunicação na prática escolar
Autor(es): Godoy, Sheron Honorato de
Orientador(es): Berghauser, Neron Alípio Cortes
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino audiovisual
Metodologia
Educational technology
Audio-visual education
Methodology
Data do documento: 23-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GODOY, Sheron Honorato de. A mídia no ensino de química: a inserção das tecnologias da informação e comunicação na prática escolar. 2015. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: No atual cenário da sociedade, É imperativo que se rompam antigos paradigmas educacionais para a construção de novas propostas baseadas em inovações tecnológicas. Partindo do pressuposto que a tecnologia deveria ser acessível a todos, entende escolares deveriam ser muito mais interativos e motivadores para a inovação. As habilidade tecnológicas dos alunos e a facilidade que demonstram ao lidar com o universo virtual podem ser bem aproveitadas em projetos em sala de aula. Esta realidade torna-se muito clara principalmente no ensino de Química. Com o avanço da tecnologia no mundo globalizado observa-se a importância em buscar ferramentas que auxiliam e contribuam para o desenvolvimento escolar, buscando informações de relevante contribuição sobre a importância e a utilização das mídias como ferramentas que auxiliam e contribuam para o desenvolvimento escolar buscando informações de relevante contribuição sobre a importância e a utilização das mídias como ferramenta pedagógica no ensino da Química. Através deste artigo, buscou-se descrever as concepções sobre as mídias e seu lugar no processo educativo a partir do estudo da produção científica de alguns pesquisadores. Existe a necessidade em explorar o assunto diante do rápido desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação. As mídias têm uma grande potencialidade na propagação do conhecimento, e também na interação e integração entre diferentes tempos, lugares e culturas. O presente trabalho trata-se de uma Revisão da Literatura sobre o tema: Química: a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação na prática escolar, com objetivo de analisar artigos que tragam a suas contribuições para A revisão de literatura, segundo Santos(2012), é aquela que proporciona visão oriundas de diferentes fontes, conduzindo a construir uma nova teoria ou uma nova forma de apresentação para um assunto já conhecido. Para o desenvolvimento da pesquisa e melhor compreensão do tema, o trabalho foi realizado a partir da bibliografia existente, a qual trabalho. Os descritores que nortearam a busca dos dados foram: química. Foram incluídos artigos com texto completo, publicados no idioma português, após o ano de 1998, que tratavam do seguinte tópico mídias no ensino,química. Foram excluído aqueles que não eram relevantes à pesquisa de tal forma que não respondiam aos objetivo esperados.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20523
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_135.pdf879,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.