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Título: Alfabetização pelo método fônico
Autor(es): Avila, Sibelly Khetrin Guedes de
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Leitura
Escrita
Aprendizagem
Reading
Writing
Learning
Data do documento: 10-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: AVILA, Sibelly Khetrin Guedes de. Alfabetização pelo método fônico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Em busca de um método mais eficaz de alfabetização alguns países adotaram o Método fônico obtendo sucesso e melhora significativa em seus índices de proficiência. No Brasil, este Método ainda tímido, caminha a passos lentos e poucas escolas o aplicam por ainda não ser de domínio de todos. Amplamente se discutem estratégias e métodos para tirar o país do ranking de um dos últimos colados em programas de avaliações internacionais como PISA (Programme for International Student Assesment – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), porém, nenhuma mudança significativa aconteceu. Em 2009, o município de Foz do Iguaçu implantou o método fonético na alfabetização dos alunos da rede municipal de ensino e obteve excelentes resultados em leitura e escrita com alunos de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Assim também o fez uma escola privada trilíngue, também de Foz do Iguaçu, que após o uso deste método conseguiu com que seus alunos fossem alfabetizados em um espaço de tempo muito menor que outros métodos anteriormente aplicados em sala de aula.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20524
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