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dc.creatorJasper, Tamara Franciele
dc.date.accessioned2020-11-24T14:01:31Z-
dc.date.available2020-11-24T14:01:31Z-
dc.date.issued2015-10-16
dc.identifier.citationJASPER, Tamara Franciele. O uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagem. 2015. Trabalho de conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20526-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectEducation - Historypt_BR
dc.titleO uso de fontes históricas no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente artigo faz parte do trabalho de conclusão de curso de especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal Tecnológica Paraná e aborda a utilização das fontes históricas como recurso metodológico mediador e facilitador do processo de ensino-aprendizagem, considerando as atuais circunstâncias e transformações ocorridas na tecnologia, na sociedade e no ensino. O desenvolvimento cognitivo demanda não somente da maturação neurológica do indivíduo, mas também é fruto de suas interações e experiências. Assim, a educação ocorre em decorrência do trabalho realizado em conjunto com a família, escola, alunos e poder público. Porém, especificamente no momento da aula, o educador pode e deve buscar alternativas para proporcionar situações onde se favoreça aprendizagem significativa desde as séries iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, contribuindo na formação de sujeitos históricos, cidadãos críticos e atuantes. Desta forma, o conhecimento histórico não deve estar limitado ao ensino metódico do século XIX, ao contrário, deve instigar a análise e discussão, possibilitando a formação de cidadãos críticos, rompendo a barreira dos muros escolares.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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