Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20530
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLisot, Tiago Antonio
dc.date.accessioned2020-11-24T14:01:34Z-
dc.date.available2020-11-24T14:01:34Z-
dc.date.issued2015-10-09
dc.identifier.citationLISOT, Tiago Antonio. Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20530-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLaboratóriospt_BR
dc.subjectMétodo de estudopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLaboratoriespt_BR
dc.subjectStudy skillspt_BR
dc.titleAvaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paranápt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs aulas práticas de biologia trazem a teoria para o mundo real, favorecendo a superação de conceitos que transitam no campo da imaginação. A curiosidade nata dos estudantes propicia este tipo de prática, permitindo ao educador explorá-la quando necessário. O laboratório passa ser o local de referência para essas aulas, não exclusivo. Nessa perspectiva, os objetivos deste trabalho são de avaliar as condições de acessibilidade nos laboratórios de ciências, os materiais e equipamentos disponível a frequência de utilização pelos professores da disciplina e a infraestrutura destes espaços didáticos. A ausência deste espaço ou as más condições estruturais podem desanimar os professores na sua utilização. Foram avaliados neste trabalho, com o uso de um questionário, 14 colégios estaduais do município Quedas do Iguaçu. Dos colégios visitados, apenas 28,5 %, ou seja, quatro colégios possuem laboratório de ciências, sendo que destes apenas três com infraestrutura e materiais adequados para utilização. Constatou-se, que um o laboratório é demasiadamente pequeno e em outro, o laboratório serve para depósito de materiais escolares. Quando à acessibilidade e permanência 50% dos laboratórios apresentam escadas, nos demais o espaço é reduzido e as portas pequenas dificultam a entrada e saída dos estudantes.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
dc.contributor.referee1Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
dc.contributor.referee2Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
dc.contributor.referee3Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_152.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.