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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20530
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Lisot, Tiago Antonio | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:01:34Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:01:34Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-09 | |
dc.identifier.citation | LISOT, Tiago Antonio. Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20530 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Laboratórios | pt_BR |
dc.subject | Método de estudo | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Laboratories | pt_BR |
dc.subject | Study skills | pt_BR |
dc.title | Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | As aulas práticas de biologia trazem a teoria para o mundo real, favorecendo a superação de conceitos que transitam no campo da imaginação. A curiosidade nata dos estudantes propicia este tipo de prática, permitindo ao educador explorá-la quando necessário. O laboratório passa ser o local de referência para essas aulas, não exclusivo. Nessa perspectiva, os objetivos deste trabalho são de avaliar as condições de acessibilidade nos laboratórios de ciências, os materiais e equipamentos disponível a frequência de utilização pelos professores da disciplina e a infraestrutura destes espaços didáticos. A ausência deste espaço ou as más condições estruturais podem desanimar os professores na sua utilização. Foram avaliados neste trabalho, com o uso de um questionário, 14 colégios estaduais do município Quedas do Iguaçu. Dos colégios visitados, apenas 28,5 %, ou seja, quatro colégios possuem laboratório de ciências, sendo que destes apenas três com infraestrutura e materiais adequados para utilização. Constatou-se, que um o laboratório é demasiadamente pequeno e em outro, o laboratório serve para depósito de materiais escolares. Quando à acessibilidade e permanência 50% dos laboratórios apresentam escadas, nos demais o espaço é reduzido e as portas pequenas dificultam a entrada e saída dos estudantes. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | |
dc.contributor.referee1 | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | |
dc.contributor.referee2 | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | |
dc.contributor.referee3 | Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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