Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20545
Título: A utilização da linguagem cartográfica na disciplina de geografia no ensino fundamental
Autor(es): Mohler, Dione Elenice
Orientador(es): Rocha, Anderson Sandro da
Palavras-chave: Metodologia
Ensino criativo
Estratégias de aprendizagem
Methodology
Creative teaching
Learning strategies
Data do documento: 9-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MOHLER, Dione Elenice. A utilização da linguagem cartográfica na disciplina de geografia no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O objetivo principal das pesquisas que abordam as representações cartográficas consiste em se estabelecer uma articulação entre o conteúdo e a forma, utilizando a linguagem cartográfica como recurso de visualização, descrição e análise da dinâmica e distribuição de fenômenos geográficos, para promover a formulação de conhecimentos, conceitos e valores. Diferentes trabalhos realizados no âmbito da Ciência Geográfica têm apontado uma série de dificuldades em trabalhar a linguagem cartográfica no ensino fundamental, nesse sentido a presente pesquisa, busca apresentar metodologias de ensino e aprendizagem que auxiliem na busca por diferentes formas didáticas de elaborar e interpretar mapas, imagens, charges ligadas aos conhecimentos geográficos. Entende-se que não é adequado que nas aulas de Geografia o conteúdo "Cartografia" seja apenas comentado e sim este e a sua linguagem cartográfica seja ensinado e compreendido pelos alunos, para que por meio de mapas e diferentes imagens, os educandos possam ver e interpretar a realidade do mundo globalizado. O crescimento do interesse pela representação do espaço geográfico está relacionado aos atuais recursos disponíveis para sua representação, considerando se que hoje os produtos cartográficos possibilitam informar e visualizar a organização do espaço de maneira mais dinâmica e abrangente.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20545
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_38.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.