Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20550
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Rosana Araújo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:01:55Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:01:55Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-10 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Rosana Araújo. A importância do uso da cartografia no ensino da geografia nas séries do ensino fundamental I e II. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20550 | - |
dc.description.abstract | This work had as theme the importance of the cartography teaching in the first and last years of the elementary school. We know that cartography has been part of the geography classes and it’s necessary for the teacher develop methodologies for the cartography study in the class, because the reading and understanding of this maps and thematic maps are indispensable not only for the geography class but for the others too. In this way it’s necessary the cartography use in the geography classes, however many don’t utilize this tools só important for the comprehension for the laterality in the geography orientation. What we intend is point the cartography utility relevance in classes of the first and last elementary years as a means to information decoding correlated to space representation in the geography dynamic. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Learning strategies | pt_BR |
dc.subject | Cartography | pt_BR |
dc.subject | Geography - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | A importância do uso da cartografia no ensino da geografia nas séries do ensino fundamental I e II | pt_BR |
dc.title.alternative | The cartography importance in geography teaching on fundamental teaching 1 and 2 | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como temática a importância do ensino de cartografia nas séries dos anos inicias e finais do ensino fundamental. Sabemos que a cartografia faz parte das aulas de geografia e que o professor precisa desenvolver metodologias para o ensino da cartografia em sala de aula, pois a leitura e compreensão dos mapas e cartas temáticos são imprescindíveis para o entendimento não só da disciplina de geografia como de outras disciplinas. Nesse sentido faz-se necessário o uso da cartografia na disciplina de geografia, contudo muitos professores não utilizam essa ferramenta tão importante para o entendimento da lateralidade na orientação geográfica. O que se pretende é apontar a importância do uso da cartografia nas salas de aula para os alunos das séries iniciais e finais como um meio de decodificar informações correlacionando a representação do espaço na dinâmica da geografia. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Magalhães, Vanderlei Leopold | |
dc.contributor.referee1 | Magalhães, Vanderlei Leopold | |
dc.contributor.referee2 | Sandmann, André | |
dc.contributor.referee3 | Hlenka, Vanessa | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
importanciacartografiaensinogeografia.pdf | 424,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.