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Título: A inserção dos estudos afro-brasileiros e indígenas no currículo das escolas de ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The insertion of afro-brazilian and indigenous studies in the circulation of elementary schools
Autor(es): Matos, Silvania Silva de
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Multiculturalismo
Educação
Relações étnicas
Multiculturalism
Education
Ethnic relations
Data do documento: 9-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MATOS, Silvania Silva de. A inserção dos estudos afro-brasileiros e indígenas no currículo das escolas de ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A presente pesquisa surgiu da necessidade de abrir discussões em torno da implementação obrigatória do Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígenas nas escolas do ensino fundamental das redes pública e privada em todo território nacional, evidenciando, particularmente, a Escola Municipal Ivonice Costa Sotero, instituição localizada ao entorno de uma comunidade remanescente de quilombo. Este trabalho analisa as dificuldades enfrentadas na referida escola para implementação dos conteúdos referentes a História dos povos Afrodescendentes e Indígenas nas turmas do 6º ao 9º ano das séries finais do Ensino fundamental. Trata também dos desafios para que a temática não se resuma apenas em projetos interdisciplinares de datas comemorativas folclóricas e adaptação do Currículo para que se cumpra a Lei 11.645/08. Diante desse contexto, este estudo nos remete a uma reflexão crítica das instituições escolares na construção de conceitos e valores étnicoraciais e culturais. Partindo desse pressuposto, espera-se que a proposta descrita promova a compreensão diante da amplitude da problemática e do imprescindivel papel da escola em tornar possível o resgate histórico envolvendo os povos afrobrasileiros e indígenas.
Abstract: The present investigation emerged from the need to open discussions about the mandatory implementation of the Teaching of Afro-Brazilian and Indigenous History and Culture in the elementary schools of public and private networks throughout the national territory, highlighting, in particular, the Ivonice Municipal School Costa Sotero, an institution located around a community remaining quilombo. This investigation analyzes the difficulties faced in the referred school for the implementation of the contents referring to the History of the Afro-descendant and Indigenous peoples in the classes of the 6th to the 9th year of the final series of Basic Education. It also addresses the challenges só that the theme is not only summarized in interdisciplinary projects of folk celebratory dates and adaptation of the Curriculum in order to comply with Law 11.645 / 08. Given this context, it refers to a critical reflection of school institutions in the construction of ethnic-racial and cultural concepts and values. Based on this assumption, it is expected that the proposal described will promote understanding in the face of the magnitude of the problematic and the indispensable role of the school in making possible the historical rescue involving the Afro-Brazilian and Indigenous peoples.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20558
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