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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569
Título: | A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná |
Autor(es): | Nakagawa, Juliana Kelly Morelli |
Orientador(es): | Berghauser, Neron Alipio Cortes |
Palavras-chave: | Comunicação de massa - Programas educacionais Ensino - Metodologia Televisão e crianças Media programs (Education) Teaching - Methodology Television and children |
Data do documento: | 23-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | NAKAGAWA, Juliana Kelly Morelli. A tecnologia e a educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada em três escolas no município de Curiúva no Estado do Paraná, com a intenção de levantar as percepções dos atores sociais sobre o papel das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) nos espaços escolares. A ideia foi de levantar diferenças e semelhanças de entender como os recursos de tecnologia podem ajudar os estudantes no seu dia a dia e, por consequência,o professor em suas atividades de ensino. A pesquisas foi exploratória e a entrevista foi de caráter de semiestruturada. O tratamento de dados ocorreu por meio de análise do discurso do sujeito. Os atores pesquisador foram pedagogos, professores e responsáveis pelos laboratórios de Informática dessas escolas estudadas. Os resultados apontam para uma boa consciência destes personagens pesquisados indicando que eles percebem claramente a importância que as TI´s representam para a escola e para os alunos. Os resultados também comprovam que as políticas públicas voltadas para a implantação de infraestruturas de informática em escolas públicas estão muito aquém do esperado e do considerado mínimo para a dignidade do estudante e do professor em escolas públicas. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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