Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20574
Título: O movimento e a música na educação infantil
Título(s) alternativo(s): El movimiento y la música em la educación infantil
Autor(es): Santos, Zenaide Madalena dos
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Música na educação
Educação pelo movimento
Crianças - Desenvolvimento
Music in education
Movement education
Child development
Data do documento: 9-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Zenaide Madalena dos. O movimento e a música na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O presente trabalho mostra que a educação infantil baseia-se em um exercício no preparo de crianças, do qual o propósito é que elas se tornem habilitadas para manter-se em uma sociedade com incessante modificação. Na escola julgamos tentador ser capaz de uma realização educativa que responda essas indispensabilidades. Assim sendo diferenciam-se as dinâmicas objetivando propiciar um trabalho mais apropriado possível. Diante de tantas atividades que podem ser trabalhadas, uma delas é o movimento e a música, que auxiliam no processo de conhecimento, e por isso precisamos instigar as crianças dentro dos ambientes educativos, com o propósito de contribuir neste recurso ensino aprendizagem. Consequentemente o tema em evidência é movimento e a música na educação infantil. A presença do movimento e a música na educação infantil está diretamente ligada a concepção de que a ação motora se faz presente nas atividades significantes, instrumentais, ou de suporte às posições e as gesticulações das crianças. Este trabalho tem o objetivo de mostrar as singularidades do movimento corporal e a música na educação infantil. Também refletir sobre a importância do movimento/música/brincar/teatro no processo educativo. Para o desenvolvimento do estudo, a investigação pautou-se metodologicamente na pesquisa bibliográfica.
Abstract: El presente trabajo muestra que la educación infantil se basa em un ejercicio em la preparación de niños, del cual el propósito es que ellas se vuelvan habilitadas para mantenerse em una sociedad com incesante modificación. En la escuela juzgamos tentador ser capaz de una realización educativa que responda essas indispensabilidades. Así se diferencian las dinámicas com el objetivo de propiciar un trabajo más apropiado posible. Ante tantas actividades que pueden ser trabajadas, una de ellas es el movimiento y la música, que auxilian em el proceso de conocimiento, y por eso necesitamos instigar a los niños dentro de los ambientes educativos, com el propósito de contribuir em este recurso de enseñanza aprendizaje. En consecuencia, el tema em evidencia es movimiento y la música em la educación infantil. La presencia del movimiento y la música em la educación infantil está directamente ligada a la concepción de que la acción motora se hace presente em las actividades significantes, instrumentales, o de soporte a las posiciones y las gesticulaciones de los niños. Este trabajo tiene el objetivo de mostrar las singularidades del movimiento corporal y la música em la educación infantil. También reflejar sobre la importância del movimiento / música / jugar / teatro em el proceso educativo Para el desarrollo del estudio, la investigación se basó metodológicamente em la investigación bibliográfica.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20574
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
movimentomusicaeducacaoinfantil.pdf199,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.