Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20577
Título: Os desafios do abandono escolar no 1° ano do ensino médio no município de Cianorte
Autor(es): Moreira, Roseli Aparecida Juliani
Orientador(es): Menoncin, Camila
Palavras-chave: Evasão escolar
Estudantes do ensino médio
Desenvolvimento econômico
Dropouts
High school students
Economic development
Data do documento: 30-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MOREIRA, Roseli Aparecida Juliani. Os desafios do abandono escolar no 1° ano do ensino médio no município de Cianorte. 2015 . Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo um tema que angustia praticamente todos os envolvidos no processo ensino e aprendizagem- o abandono escolar. Amparada na abordagem qualitativa de pesquisa, esta pesquisa teve por objetivo geral investigar as causas que levam os alunos do 1º ano do ensino médio, de dois colégios estaduais, do município de Cianorte a abandonarem seus estudos. Para tanto, delinearam- se os seguintes objetivos específicos: a) identificar o número total de matrículas e dos alunos que abandonaram o 1º ano do Ensino Médio no ano de 2014 de dois colégios do Município de Cianorte; b) compreender as principais causas desse abandono. Para tanto, caracterizada como uma pesquisa de campo, os dados foram gerais por meio de questionários individuais semiestruturados, em que se utilizou um roteiro amplo, atingindo diversos aspectos a serem abordados. A análise dos dados destacou que 22 alunos abandonaram o ensino médio das instituições selecionadas para a investigação. Essa análise revelou também importantes, revelando aspectos fundamentais à compreensão do perfil desse aluno, bem como suas inquietações e preocupações com seu futuro, e como a escola atuará no seu ingresso e/ou a permanência no mercado de trabalho. Por meio da análise dos dados, fundamentações teóricas, reflexões, foram sugeridas medidas que podem auxiliar no enfrentamento do abandono escolar Assim, através das respostas, os alunos foram revelando a sua realidade, suas experiências, bem como suas dificuldades.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20577
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_127.pdf898,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.