Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20586
Título: O lúdico na prática pedagógica na educação infantil
Autor(es): Camargo, Sandra Regina
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Jogos educativos
Brincadeiras
Ensino criativo
Educational games
Play
Creative teaching
Data do documento: 11-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CAMARGO, Sandra Regina. o lúdico na prática pedagógica na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O presente artigo traz como temática “o lúdico na prática pedagógica na educação infantil” na contextualização, através dos instrumentos que norteiam a construção do conhecimento do educando, a partir dos pressupostos que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais no processo ensino-aprendizagem como um todo. Dessa forma, este estudo tem como objetivo principal trabalhar do lúdico na prática pedagógica no contexto da educação infantil e os reflexos dessa prática em seu desenvolvimento enquanto educando. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica visando trabalhar os assuntos pertinentes para esse entendimento.Sendo assim, a história do brincar, o lúdico na educação infantil, a importância da brincadeira para o aprendizado e outros conteúdos relacionados foram construindo as ideias para o entendimento de que as brincadeiras devem ter objetivos pedagógicos favorecendo toda a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem como um todo tornando o aluno mais participativo. Na concepção de Educação Infantil destaca-se que é através dos jogos lúdicos e das brincadeiras que a criança se insere no processo ensino aprendizagem, portanto, tais atividades contribuem de forma concisa para o enriquecimento cognitivo dos educandos formulando ações que desenvolvam as experiências trabalhadas dentro da sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento dos alunos e suas vivências. O presente estudo desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica qualitativa em artigos científicos, periódicos e em alguns autores que discorrem sobre o tema e a pesquisa de campo por meio de questionário apresentado aos professores e alunos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20586
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_131.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.