Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20598
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQueiroz, Cacilda Maria
dc.date.accessioned2020-11-24T14:03:21Z-
dc.date.available2020-11-24T14:03:21Z-
dc.date.issued2018-06-09
dc.identifier.citationQUEIROZ, Cacilda Maria. O ensino da leitura desde a educação infantil: uma estratégia inclusiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20598-
dc.description.abstractThis objective research demonstrates the importance of the practice of reading children in the area of social vulnerability. To know the teachers of the infantile education in places of social vulnerability can be their students to become literate readers. Through a bibliographical research of a qualitative nature, the material in books, articles and documents was included to support the arguments to understand that literacy and literacy are inseparable processes that are of great relevance in the learning process and in the formation of readers. How a school must have a Political Pedagogical Project according to the school community, and the teachers involved in this project. Technical solutions were developed for the development of the search and the formation of conscious.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleO ensino da leitura desde a educação infantil: uma estratégia inclusivapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva demonstrar a importância da prática de leitura na Educação Infantil como forma de inclusão das crianças que vivem em área de vulnerabilidade social. Conhecer como os professores da educação infantil em locais de vulnerabilidade social podem auxiliar seus alunos a tornarem-se leitores letrados. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, foi elencado material em livros, artigos e documentos para sustentar as argumentações para se compreender que alfabetizar e letra são processos indissociáveis e que são de grande relevância no processo de aprendizagem e na formação de leitores. Como a escola precisa ter um Projeto Politico Pedagógico definido de acordo a comunidade escolar, e professores comprometidos nesse projeto. Foram sugeridas melhores técnicas para desenvolver o gosto pela leitura e formar cidadãos conscientes.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee1Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee4Cruz, Magda Santos da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoleituraeducacaoinfantil.pdf294,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.