Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20601
Título: Dificuldades no processo de ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Difficulties in the process of teaching mathematics in the initial grades of elementary school
Autor(es): Davalos, Clarice Conceição de Abreu
Orientador(es): Sehn, Elizandra
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação
Professores
Learning
Education
Teachers
Data do documento: 30-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DAVALOS, Clarice Conceição de Abreu . Dificuldades no processo de ensino de matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática uma investigação sobre as dificuldades encontradas por professores no processo de ensino da matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental. A ideia central era a identificação dos principais fatores geradores de dificuldades e que se caracterizariam como barreiras a serem superadas para que o ensino da matemática obtivesse maior êxito nas escolas, tendo em vista que ainda são identificados resultados pouco significativos para esta área. Foi desenvolvida, para isso, uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo envolvendo duas escolas e doze professores da rede municipal de Foz do Iguaçu. Como resultado da pesquisa identificou-se, conforme dados obtidos, que as principais queixas dos professores concentram-se no excesso de conteúdos, falta de base com que os alunos chegam ao quarto e quinto ano e falta de materiais para desenvolvimento de trabalhos na escola. Nos resultados os professores não apontaram déficit na formação ou falta de conhecimentos sobre os conteúdos, o que é um dado interessantes porque nenhum dos professores possui formação específica em matemática. As dificuldades apontadas encontram-se deslocadas da figura do professor, mas o que percebe, a partir da observação e da experiência na escola é que grande parte dos professores tem sim dificuldade com relação a como trabalhar a matemática vinculdando-a à realidade dos alunos.
Abstract: This work was the subject of research on the difficulties encountered by teachers in the process of teaching mathematics in the initial grades of Elementary School. The central idea was the identification of the main factors generated by difficulties and that would be characterized as barriers to be overcome só that the teaching of mathematics was more successful in schools, considering that still little results are identified for this area. For this, a bibliographical research and a field research involving two schools and twelve teachers of the municipal network of Foz do Iguaçu were developed. As a result of the research, it was identified, according to data obtained, that the main complaints of teachers are concentrated in the excess content, lack of basis with which students reach the fourth and fifth year and lack of materials to develop work in school. In the results the teachers did not point out deficits in the formation or lack of knowledge about the contents, which is interesting given that none of the teachers has specific training in mathematics. The difficulties pointed out are out of the picture of the teacher, but what he perceives from observation and experience in school is that most teachers have difficulty with how to work mathematics by linking it to students’ reality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20601
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dificuldadesprocessoensinomatematica.pdf795,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.