Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Claudia Gonçalves da
dc.date.accessioned2020-11-24T14:03:31Z-
dc.date.available2020-11-24T14:03:31Z-
dc.date.issued2018-06-23
dc.identifier.citationSILVA, Claudia Gonçalves da. Sistema de gestão pedagógica (SGP) e avaliação escolar: a influência de uma tecnologia no agir do coordenador pedagógico. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20602-
dc.description.abstractThis work aims to address the influence of the Pedagogical Management System (SGP) – a technological tool for pedagogical registration used by the Municipal Education Network of the City of São Paulo – in the actions of the Pedagogical Coordinators in front of the school evaluation. A bibliographic study was carried out on evaluation for learning, the role of the Pedagogical Coordinator in relation to the evaluation activities, the technological resources as facilitators of the school evaluation actions and the functionalities existing in the SGP. In addition, a field research was done with Pedagogical Coordinators of elementary schools of the Municipal Network of São Paulo. In a junction between technology and pedagogy, the present work contributes to the reflection on the quality of teaching, addressing the bias of school evaluation, with emphasis on learning for all students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleSistema de gestão pedagógica (SGP) e avaliação escolar: a influência de uma tecnologia no agir do coordenador pedagógicopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo abordar a influência do Sistema de Gestão Pedagógica (SGP) – ferramenta tecnológica para registro pedagógico utilizado pela Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo – nas ações dos Coordenadores Pedagógicos diante à avaliação escolar. Foi realizado um estudo bibliográfico sobre avaliação para a aprendizagem, a função do Coordenador Pedagógico frente às atividades avaliativas, os recursos tecnológicos como facilitadores das ações avaliativas escolares e as funcionalidades existentes no SGP. Além disso, uma pesquisa de campo foi feita com Coordenadores Pedagógicos de escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Paulo. Em uma junção entre tecnologia e pedagogia, o presente trabalho colabora para a reflexão sobre a qualidade de ensino, abordando o viés da avaliação escolar, com ênfase na aprendizagem para todos os alunos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee1Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemagestaopedagogicaavaliacao.pdf1,72 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.