Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20605
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGrassi, Daiana
dc.date.accessioned2020-11-24T14:03:38Z-
dc.date.available2020-11-24T14:03:38Z-
dc.date.issued2018-06-30
dc.identifier.citationGRASSI, Daiana. A utilização de metodologias diferenciadas na avaliação e as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos tecidos do corpo humano. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20605-
dc.description.abstractThis work had as its theme the use of differentiated teaching methodologies to assess the learning of content related to the study of the tissues of the human body, with three groups of eighth years of elementary school II. To define methodologies that would be used, a bibliographical research on the subject and só has carved out a teaching strategy for each of the classes chosen. After the establishment and enforcement of teaching strategies, students were evaluated with structured questionnaires and the results obtained with each class were analysed and compared to define which methodology was more effective for the teaching of content chosen. It is worth mentioning that the period for the evaluation of the effectiveness of differentiated methodologies for this research was short, and só only shows us the beginning of the path to the changes that must occur for the teaching and learning process really iseffective.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectHibridaçãopt_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.subjectBiologypt_BR
dc.subjectHybridizationpt_BR
dc.subjectResearchpt_BR
dc.titleA utilização de metodologias diferenciadas na avaliação e as contribuições para o processo de ensino e aprendizagem dos tecidos do corpo humanopt_BR
dc.title.alternativeThe use of differentiated methodologies for the evaluation and contributions to the teaching and learning process of the tissues of the human bodypt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a utilização de metodologias diferenciadas de ensino para avaliar o aprendizado dos conteúdos referentes ao estudo dos tecidos do corpo humano, com três turmas de oitavos anos do ensino Fundamental II. Para definir as metodologias que seriam utilizadas, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto e assim delimitou-se uma estratégia de ensino para cada uma das turmas escolhidas. Após a delimitação e execução das estratégias de ensino, os alunos foram avaliados com questionários estruturados e os resultados obtidos com cada turma foram analisados e comparados para definir qual metodologia foi mais eficaz para o ensino do conteúdo escolhido. Vale ressaltar que o período para a avaliação da eficácia das metodologias diferenciadas durante essa pesquisa foi curto, e portanto, apenas nos mostra o início do caminho para as mudanças que devem ocorrer para que o processo de ensino e aprendizagem realmente seja efetivo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera
dc.contributor.referee1Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera
dc.contributor.referee2Winter, Lairton Moacir
dc.contributor.referee3Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizacaometodologiasdiferenciadasavaliacao.pdf605,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.