Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20607
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNavarro, Daniela Bandeira
dc.date.accessioned2020-11-24T14:03:43Z-
dc.date.available2020-11-24T14:03:43Z-
dc.date.issued2018-06-22
dc.identifier.citationNAVARRO, Daniela Bandeira. Uma proposta de listening para o ensino fundamental: sequência didática e gênero textual resenha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20607-
dc.description.abstractAccording to the Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) [National Curriculum Parameters], in the Teaching of English Language for students of Elementary Education, it should be given the opportunity to develop reading and listening comprehension and writing and oral production. In this context, this article aims to present a proposal of didactic sequence for listening development and learning of the textual genre review for students of Elementary School. Methodologically, this is a bibliographic study. Theoretically, this work uses the studies of Schneuwly and Dolz (2004) and Bronckart (2012) to deal with conceptions of text, textual genre and didactic sequence. Oral comprehension is presented from the perspective of the PCN for foreign language Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleUma proposta de listening para o ensino fundamental: sequência didática e gênero textual resenhapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoNo ensino de Língua Inglesa que se propõe para o Ensino Fundamental, conforme aponta o PCN de língua estrangeira, deve-se oportunizar ao aluno o desenvolvimento da compreensão leitora e oral e também da produção escrita e oral. Neste contexto, o presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de atividade de listening possível de ser desenvolvida sob a forma de uma sequência didática voltada ao processo de ensino-aprendizagem do gênero textual resenha para estudantes do Ensino Fundamental. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caráter bibliográfico. Teoricamente, este trabalho recorre aos estudos de Schneuwly e Dolz (2004) e Bronckart (2012) para tratar das concepções de texto, gênero textual e sequência didática, enquanto a compreensão oral é apresentada sob a ótica do PCN de língua estrangeira.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresinha Carletto de
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee4Wojslaw, Eliane Bianchi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
propostalisteningensinofundamental.pdf117,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.