Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20611
Título: Produção estética reflexiva
Título(s) alternativo(s): Reflexive esthetic production
Autor(es): Aquino, Edilaine Isabel Ferreira
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Arte
Educação
Metodologia
Art
Education
Methodology
Data do documento: 23-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: AQUINO, Edilaine Isabel Ferreira. Produção estética reflexiva. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho tem como tema central a Produção Estética Reflexiva no ensino de Arte no Brasil. Apresenta-se um breve histórico dos estudos da Abordagem Triangular proposta por Ana Mae Barbosa e a criação de um documento educacional nacional chamado Parâmetros Curriculares Nacionais. A pesquisa traz uma concepção social para o ensino da Arte no lugar de uma visão utilitária, que tem ocupado espaço nas salas de aula brasileiras até os dias atuais. Sequências de atividades são sugeridas para professores de Arte com o propósito de promover uma reflexão dialógica sobre Arte e história de vidas, Arte e a localidade, Arte e materialidades e Arte como um objeto simbólico. Este estudo foi desenvolvido com base nos parâmetros de uma Abordagem Triangular com o objetivo de apresentar sugestões de atividades de Arte que conduzam à uma leitura de mundo, à análise crítica, à criação reflexiva e à uma concepção da Arte como linguagem, com códigos e signos próprios. Este trabalho acadêmico apresenta uma sequência de atividades para professores de Arte tomando-se como análise obras de artistas locais (São José dos Campos), para o desenvolvimento de uma prática educacional e uma experiência estética. As atividades mostram uma maneira de ensinar Arte que procura desenvolver valores cognitivos, morais, intelectuais e emocionais. Este estudo apresenta a Arte como uma necessidade essencial à vida, à evolução do espírito, à integração social e ao desenvolvimento do pensamento crítico, não como um interesse econômico.
Abstract: This academic work has as central theme the Reflexive Esthetic Production within the teaching of Art in Brazil. It presents a brief history of the studies on the Triangular Approach proposed by Ana Mae Barbosa and the creation of a national educational document called National Curricular Parameters. This study exposes a social conception for the teaching of Art instead of the utilitarian one, that has been taking place in Brazilian classes só far. Sequences of activities are suggested for Art teachers with the purpose of promoting a dialogical reflection about Art and life history, Art and locality, Art and materiality and Art as a symbolic object. This study was developed based on the Triangular Approach parameters with the purpose of presenting suggestions of activities for Art teachers which lead to reading the world, to critical analysis, to a reflexive creation and to a conception of Art as a language with codes and signs of its own. This academic work presents a sequence of activities that takes for the analyses some artworks from local artists (São José dos Campos) to develop an educational teaching practice and an esthetic experience. The activities show a way of teaching Art that aims to develop cognitive, moral, intellectual and emotional values. This study presents Art as an essential need for life, for the evolution of spirit, for social integration and for the development of critical thinking, not as an economic interest.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20611
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
producaoesteticareflexiva.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.