Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorConceição, Elaine Tosta Santos da
dc.date.accessioned2020-11-24T14:03:59Z-
dc.date.available2020-11-24T14:03:59Z-
dc.date.issued2018-06-09
dc.identifier.citationCONCEIÇÃO, Elaine Tosta Santos da. O uso das mídias como ferramenta pedagógica favorável à aprendizagem de estudantes surdos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20613-
dc.description.abstractThis work had the theme The use of media as a pedagogical tool favorable to the learning of deaf students. The use of the media in this study seeks to highlight them as a pedagogical resource that aims not only to enable these subjects to approach Information and Communication Technologies – ICT, but as a possibility to have visual resources with the intention of facilitating the insertion of people deaf people in the educational context, só that the teaching that is proposed and guaranteed by law, as highlighted in the Law of Directives and Bases of National Education LDB 9394/96, will be effective. In these terms the scientific study in question had as objective to analyze the relevance of the media as a pedagogic tool favorable to the learning of deaf students. Through a literature review with explanatory descriptive character and a qualitative approach with emphasis on theoretical foundations based on Bras (2017), Costa (2011) Lopes (2102), Menezes (2006) and others, considerations were made pertinent to the use of media as an artifice conducive to the learning of deaf students. To give subsidies to the study, field research was done at a school in Catu-Bahia. In time, the answer is given by the teachers who attend these students, through a questionnaire composed of 5 (five) questions, with 2 (two) mixed questions and 3 (three) questions being closed. The aim of the present study was to consider whether media, a technological resource, which, together with education, guarantee efficacy in the learning of deaf students, focusing on their inclusion and integration in the school context.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEducational counselingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.titleO uso das mídias como ferramenta pedagógica favorável à aprendizagem de estudantes surdospt_BR
dc.title.alternativeThe use of media as a pedagogical tool favorable to the learning of deaf studentspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática O uso das mídias como ferramenta pedagógica favorável a aprendizagem de estudantes surdos. O uso das mídias nesse estudo busca destacá-las enquanto recurso pedagógico que visa não apenas possibilitar a aproximação destes sujeitos às Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC, mas como sendo uma possibilidade de dispor de recursos visuais com a intenção de facilitar a inserção de pessoas surdas no contexto educacional, de modo que se efetive o ensino que lhe é proposto e garantido por lei, conforme destacado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96. Nesses termos o estudo científico em questão, teve como objetivo analisar a relevância das mídias enquanto uma ferramenta pedagógica favorável a aprendizagem de estudantes surdos. Através de uma revisão de literatura com caráter descritivo explicativo e abordagem qualitativa com ênfase em fundamentos teóricos pautados em Bras (2017), Costa (2011) Lopes (2102), Menezes (2006) e outros, foram feitas considerações pertinentes ao uso das mídias como um artifício propício ao aprendizado de estudantes surdos. Para dar subsídios ao estudo foi feita pesquisa de campo em uma escola em Catu-Bahia. Em tempo conta-se com a resposta atribuída pelos professores que atendem estes estudantes, por meio de um questionário composto por 5 (cinco) questões, sendo que 2 (duas) questões mistas e 3 (três) questões são fechadas. Buscou-se com o estudo em questão, ponderar se as mídias, um recurso tecnológico, que aliado à educação garantem eficácia na aprendizagem de estudantes surdos, primando pela inclusão e integração dos mesmos no contexto escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee1Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
dc.contributor.referee2Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee3Cruz, Magda Santos da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usomidiasferramentapedagogicafavoravel.pdf502,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.