Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20620
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Elizabete da Conceição
dc.date.accessioned2020-11-24T14:04:18Z-
dc.date.available2020-11-24T14:04:18Z-
dc.date.issued2018-05-25
dc.identifier.citationVIEIRA, Elizabete da Conceição. A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20620-
dc.description.abstractThis work had the theme to work the reading and to develop the writing with direction of literary texts. It was observed and the construction of the writing of the students of the fifth year of elementary school, mediated by the use of literary texts.The proposal made with the students occurred with a day of observation of the class, and two days of classes with the use of literary texts and textual production. The poem The Ballerina of Cecília Meireles and the text “The Flowers of Spring” by Ziraldo were worked. When the textual productions were realized, they were analyzed how the textual productions of the students happened after the use of literatures. In this sense it was observed the importance of literature teaching in the development of writing. The present work was divided in three parts: first the theoretical reference in which it presents a bibliographical survey of the theorists who discuss about the thematic approach. According to the methodological procedures and third, the presentation of the results and discussion of the proposed activities. Its theoretical basis is writers: Aguiar (2011); Colomer (2007); Gonçalves (2014); Liberato (2011); Martins (1999); Pires (2008); Page 2 Rangel (2012); Soares (2011); Zafalon (2009); Zilberman (2008). With the activities carried out it is concluded that the teaching of directed literature is fundamental for the writing of the writing for the students of Elementary School. For it will help the student to know the world around him, as well as to encourage new discoveries.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectLiterature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.titleA elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeWriting based on reading literary works in elementary schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática trabalhar a leitura e desenvolver a escrita com direcionamento de textos literários. Observou-se e a construção da escrita dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, mediada pelo uso de textos literários. A proposta realizada com os alunos ocorreu com um dia de observação da turma, e dois dias de aulas com a utilização de textos literários e produção textual. Foram trabalhados o poema A bailarina de Cecília Meireles e o texto “As flores da primavera”, de Ziraldo. Ao ser realizadas as produções textuais foram analisadas como as produções textuais dos alunos aconteceram após o uso de literaturas. Neste sentido observou-se a importância do ensino de literatura no desenvolvimento da escrita. O presente trabalho foi dividido em três partes: primeiro o referencial teórico no qual apresenta levantamento bibliográfico dos teóricos que discutem sobre a temática abordada. Segundo os procedimentos metodológicos e terceiro a apresentação dos resultados e discussão das atividades propostas. Tem como fundamentação teórica os escritores: Aguiar (2011); Colomer (2007); Gonçalves (2014); Liberato (2011); Martins (1999); Pires e Piveta (2008); Queiroz (2012); Rangel e Machado (2012); Soares (2011); Zafalon (2009); Zilberman (2008). Com as atividades realizadas conclui-se que o ensino de literatura direcionada é fundamental para a elaboração da escrita para os alunos do Ensino Fundamental. Pois ele irá ajudar o aluno a conhecer o mundo que o rodeia, além de incentivar novas descobertas.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos
dc.contributor.referee1Santos, Nelson dos
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee3Bortoli, Marlene Magnoni
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elaboracaoescritapautadaleitura.pdf218 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.