Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20622
Título: A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná
Título(s) alternativo(s): The use of teaching / learning methodologies and the conception of indigenous children in the escola estadual indígena
Autor(es): Refatti, Denize
Orientador(es): Winter, Lairton Moacir
Palavras-chave: Educação
Crianças indígenas
Professores
Education
Indian children
Teachers
Data do documento: 9-Jul-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: REFATTI, Denize. A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática as metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena, no qual investigou-se através da revisão bibliográfica e da aplicação de questionários, sobre quais as principais metodologias utilizadas pelos professores indígenas e não indígenas numa Escola Estadual Indígena . Compreende-se a infância indígena a partir das perspectivas ameríndias que consideram as crianças como seres completos e autônomos. Nesse sentido, entende-se como de fundamental importância a utilização de metodologias que compreendam e valorizem as experiências e vivências dos alunos indígenas.
Abstract: This work had as its theme the teaching / learning methodologies and the conception of indigenous childhood, in which it was investigated through the bibliographic review and the application of questionnaires, on which the main methodologies used by indigenous and non-indigenous teachers in the Escola Estadual Indígena. It is understood the indigenous childhood from the Amerindian perspectives that consider the children as complete and autonomous beings. In this sense, it is understood as of fundamental importance the use of methodologies that understand and value the experiences and experiences of indigenous students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20622
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
utilizacaometodologiasensinoaprendizagem.pdf251,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.