Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20622
Título: | A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná |
Título(s) alternativo(s): | The use of teaching / learning methodologies and the conception of indigenous children in the escola estadual indígena |
Autor(es): | Refatti, Denize |
Orientador(es): | Winter, Lairton Moacir |
Palavras-chave: | Educação Crianças indígenas Professores Education Indian children Teachers |
Data do documento: | 9-Jul-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | REFATTI, Denize. A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática as metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena, no qual investigou-se através da revisão bibliográfica e da aplicação de questionários, sobre quais as principais metodologias utilizadas pelos professores indígenas e não indígenas numa Escola Estadual Indígena . Compreende-se a infância indígena a partir das perspectivas ameríndias que consideram as crianças como seres completos e autônomos. Nesse sentido, entende-se como de fundamental importância a utilização de metodologias que compreendam e valorizem as experiências e vivências dos alunos indígenas. |
Abstract: | This work had as its theme the teaching / learning methodologies and the conception of indigenous childhood, in which it was investigated through the bibliographic review and the application of questionnaires, on which the main methodologies used by indigenous and non-indigenous teachers in the Escola Estadual Indígena. It is understood the indigenous childhood from the Amerindian perspectives that consider the children as complete and autonomous beings. In this sense, it is understood as of fundamental importance the use of methodologies that understand and value the experiences and experiences of indigenous students. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20622 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
utilizacaometodologiasensinoaprendizagem.pdf | 251,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.