Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20624
Título: | O lúdico na aprendizagem: um meio de interagir com as crianças |
Título(s) alternativo(s): | The playful in learning: a way of interacting with children |
Autor(es): | Oliveira, Eunice Mota de |
Orientador(es): | Hlenka, Vanessa |
Palavras-chave: | Crianças-Desenvolvimento Atividades criativas na sala de aula Ensino – Metodologia Child development Creative activities and seat work Teaching – Methodology |
Data do documento: | 10-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | OLVEIRA, Eunice Mota de. O lúdico na aprendizagem: um meio de interagir com as crianças. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho acadêmico busca salientar a relevância do lúdico na educação infantil, onde ocorre o primeiro contato com outras crianças e os professores. O presente trabalho objetiva conceituar e pontuar a importância do lúdico na aprendizagem. O estudo desenvolveu-se mediante pesquisa bibliográfica, por meio da leitura de livros relacionados ao tema em questão. O lúdico, as brincadeiras e os jogos são recursos que possibilitam o desenvolvimento das relações sociais, culturais, desenvolvendo a criatividade e a sociabilidade da criança, com novas práticas pedagógicas e metodologias dentro do espaço escolar que passaram a facilitar a interação entre os alunos. Os jogos na educação infantil são oferecidos como recursos estratégicos, propiciando conhecimentos e o aprendizado de diferentes aspectos, tais como: obediência, respeito e competição, onde aprendem ganhar, perder e a lidar com suas frustrações. A formação docente é de grande relevância para educação infantil, necessitando de capacitações que propiciem habilidades nos procedimentos e estratégias de ensino. Para trabalhar na educação infantil é importante ensinar com eficácia, fazendo uso do diálogo e do afeto, pois ambos exercem o papel da harmonia na educação. |
Abstract: | This academic work seeks to emphasize the relevance of play in early childhood education, where the first contact with other children and teachers occurs. The present work aims to conceptualize and punctuate the importance of the ludic in learning. The study was developed through bibliographic research, through the reading of books related to the subject in question. Play, play and games are resources that enable the development of social and cultural relationships, developing the child’s creativity and sociability, with new pedagogical practices and methodologies within the school space that have facilitated interaction among students. Games in early childhood education are offered as strategic resources, providing knowledge and learning from different aspects, such as: obedience, respect and competition, where they learn to win, lose and deal with their frustrations. Teacher training is of great relevance to early childhood education, requiring skills that provide skills in teaching procedures and strategies. To work in early childhood education, it is important to teach effectively, using dialogue and affection, since both play the role of harmony in education. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20624 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ludicoaprendizagemmeiointeragir.pdf | 342,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.