Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20629
Título: | O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Crestani, Leandro de Araújo |
Orientador(es): | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça |
Palavras-chave: | Pioneiros Colonização Pesquisa histórica Pioneers Colonization History - Research |
Data do documento: | 30-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CRESTANI, Leandro de Araújo. O ensino da história regional e local de Toledo/PR nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | O presente estudo analisa o ensino de História Regional e Local nos anos iniciais do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Educação de Toledo, na região Oeste do Estado do Paraná. Trata-se de um material específico para o Ensino de "Historia Regional e Local" que reproduz a história da elite do referido município e a análise aqui empreendida se contrapõe ao ensino de História Oficial que valoriza o protótipo do pioneiro como herói. Busca-se, nesse estudo, reinterpretar o passado da colonização do município sob a ótica dos colonos que foram excluídos da memória oficial, com perspectiva de desenvolver um material didático para ser utilizado em sala de aula como o instrumento pedagógico para trabalhar com os alunos. A opção pela História Regional e Local como objeto de análise neste estudo visa, inicialmente, confrontar, identificar, compreender, recuperar e tirar do silêncio memórias que ficaram por muito tempo esquecidas na versão da História Oficial. Tem-se assim, como pano de fundo, a luta por um ensino de História Regional e Local que não reproduza aos educandos a ideia de que o processo de colonização da cidade se deu de forma linear, sem contradições nem conflitos, um ensino que visa impor a versão dos acontecimentos sob a ótica dos vencedores e que ainda hoje e que é ensinado na rede municipal de Educação de Toledo e que na maioria das cidades está intrinsecamente ligada a versão do "pioneirismo". |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20629 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_89.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.