Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20633
Título: Os gêneros textuais como estimuladores da produção de texto no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The textual genres as stimulators of text production in elementary education
Autor(es): Wanters, Andressa Cristina de Mello Munhoz
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Fábulas
Comunicação
Professoras
Fables
Communication
Women teachers
Data do documento: 10-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: WANTERS, Andressa Cristina de Mello Munhoz. Os gêneros textuais como estimuladores da produção de texto no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática o uso dos gêneros textuais como estimuladores da produção textual dos alunos no Ensino Fundamental. O estudo realizado foi uma pesquisa de campo desenvolvida com quatro alunos que frequentam o quarto e quinto anos do Ensino Fundamental. Os referidos alunos apresentam dificuldades para acompanhar a turma, sobretudo, na área de Língua Portuguesa. Este estudo tem como objetivo demonstrar a necessidade de práticas em sala de aula que oportunizem a circulação dos textos produzidos pelos alunos, afim de que os leitores de suas produções não seja apenas o professor. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi trabalhado o gênero textual fábula, de modo que, ao final da pesquisa, fosse feito um livro e deixado exposto na biblioteca da instituição escolar. Os dados obtidos no decorrer da pesquisa foram analisados e foi possível constatar que, quando o aluno precisa escrever com um objetivo, além de apresentar seu texto exclusivamente para o professor, a sua preocupação com a escrita é maior e o educando tende a se dedicar mais na escrita. Além disso, constatou-se que os maiores problemas estão relacionados ao aspecto ortográfico e aos sinais de pontuação, e não propriamente as características do gênero textual trabalhado. Por fim, constatou-se que o aluno interage mais ativamente quando o gênero textual está sendo utilizado em uma situação real de circulação, comunicação e relação autor-leitor.
Abstract: This work had as its theme the use of textual genres as stimulators of the textual production of students in elementary school. The study was a field research developed with four students who attend the fourth and fifth years of elementary school. These students haver difficulties to accompany the class, especially in the area of Portuguese Language. This study aims to demonstrate the need for classroom practices that allow the circulation ufa the texts produced by the students, só that the readers of their productions are not just the teacher. For the development of this research, the fable textual genre was worked, só that, at the end of the research, a book was made and left exposed in the library of the school institution. The data obtained during the research were analyzed and it was possible to verify that when the student needs to write with a purpose, besides presenting his / her text exclusively to the teacher, his / her concern with writing is greater and the student tends to dedicate more in the writing. In addition, it was found that the major problems are related to the spelling and punctuation marks, and not the characteristics of the textual genre. Finally, it was found that the student interacts more actively when the textual genre is being used in a real situation of circulation, communication and author-reader relationship.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20633
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
generostextuaisestimuladoresproducao.pdf945,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.