Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20636
Título: Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio
Título(s) alternativo(s): Active methodologies: the use of flipped classroom in the philosophy discipline in the 3rd year of high school
Autor(es): Godoi, Francis Pegorer
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem centrada no aluno
Ensino – Metodologia
Learning strategies
Student-centered learning
Teaching – Methodology
Data do documento: 1-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GODOI, Francis Pegorer. Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve o propósito de verificar a percepção dos alunos do 3º ano do Ensino Médio quanto à possiblidade de aumento no grau de satisfação em relação à didática nas aulas de Filosofia desenvolvidas pelo método sala de aula invertida e se essa metodologia poderia contribuir para uma formação crítica e consciente, visando uma atuação ativa desses jovens na sociedade. A necessidade do uso de novas metodologias para o ensino de filosofia se deu pela vivência em sala de aula, onde metodologias tradicionais já não atendem às necessidades didáticas para a atual geração que é imersa em tecnologia. A verificação da percepção dos alunos em relação ao método foi possível através das observações e questionários aplicados após o desenvolvimento da metodologia sala de aula invertida que alternou momentos na sala de aula virtual e na sala de aula física. O resultado foi uma clara preferência dos estudantes por uma educação ativa que envolva o uso das tecnologias que se faz tão presente no cotidiano dos mesmos.
Abstract: This study had the purpose of verifying of the 3rd year high school students perception as for increase possibility the level of satisfaction in relation to the didactics philosophy teaching developed by flipped classroom and if this methodology could contribute to a critical training and conscious, aiming at a performance enables these young people in society. The need to use new philosophy teaching methodologies happened for the existence in classroom, where traditional methodologies already do not attend the educational necessities for the current generation that is immersed in technology. The verification of students’ perception in relation method was possible through observations and questionnaires applied after flipped classroom development that alternated moments in virtual classroom and classroom physics. The result was a clear students preference by an active education that involves the use of technologies that makes it só present in their daily life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20636
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasativasutilizacaosala.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.