Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20641
Título: A merenda escolar como fator motivador da permanência do aluno em escolas públicas: casos retratados no Noroeste do Paraná
Título(s) alternativo(s): The school lunch as a motivating factor for the student’s stay in public schools: cases portrayed in the Northwest of Paraná
Autor(es): Lima, Gislene Rodrigues de
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Motivação na educação
Evasão escolar
Educação - Aspectos econômicos
Motivation in education
Dropouts
Education - Economic aspects
Data do documento: 1-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LIMA, Gislene Rodrigues de. A merenda escolar como fator motivador da permanência do aluno em escolas públicas: casos retratados no Noroeste do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho consiste em uma investigação sobre a merenda escolar e sua participação na permanência do educando na escola e na aprendizagem de qualidade. Outrora, mediante alguns estudos, os professores foram apontados como responsáveis exclusivos pela permanência do aluno na escola e pela sua aprendizagem em sala de aula. Desta forma, os esforços foram voltados ao aperfeiçoamento do docente, por meio de cursos de especialização, oficinas, em busca de novas didáticas, metodologias a serem aplicadas ao magistério, obtendo resultados significativos no ensino aprendizagem. Hoje, há professores mais capacitados e preparados ao ensino de boa qualidade, mas é percebível que o problema da evasão escolar ainda é uma realidade preocupante. Nesta vertente, houve novas pesquisas, no intuito de investigar mais fatores condizentes da evasão escolar e, consequentemente, responsáveis pela aprendizagem insuficiente. Pela regência em sala de aula, foi possível perceber a indisposição dos alunos às aulas, ainda que com metodologias diversificadas. Partindo de conversas informais, educandos citavam como causa de desistência escolar, a alimentação insuficiente e oferecida apenas uma vez, em horário pré-estipulado. É cediço que a população carente da sociedade é clientela das escolas públicas e, indubitavelmente, em índice elevado, bem como trabalhadores com alta carga horária e pouco tempo para estudos. No anseio de terminarem os estudos, estes alunos comparecem às escolas sem alimentação e, na maioria das vezes, por não dispor de refeição em seus domicílios. Pela exposição dos motivos citados, crescem os indicadores de retensão e de evasão das escolas públicas por todo o país. Diante dos argumentos expostos, este trabalho procurou levantar a percepção de alunos envolvidos com o problema e também com profissionais ligados ao ambiente escolar na região Noroeste do Estado do Paraná, e identificar possíveis caminhos para diminuir os efeitos negativos desta situação.
Abstract: This work consists of an investigation about the school lunch and its participation in the stay of the student in the school and in the learning of quality. Once, through some studies, the teachers were identified as exclusive responsible for the student’s stay in school and for their learning in the classroom. In this way, the efforts were directed towards the improvement of the teacher, through specialization courses, workshops, in search of new didactics, methodologies to be applied to the teaching profession, obtaining significant results in teaching learning. Today, there are teachers who are more capable and prepared for good quality education, but it is obvious that the problem of school dropout is still a worrying reality. In this area, new research was carried out in order to investigate more factors responsible for school dropout and, consequently, responsible for insufficient learning. By the regency in the classroom, it was possible to perceive the indisposition of the students to the classes, although with diverse methodologies. Starting from informal conversations, students mentioned as a cause of school drop-out, insufficient feeding and offered only once, in pre-set hours. It is imperative that the poor population of the society is clientele of public schools and, undoubtedly, high index, as well as workers with high workload and little time for studies. In the longing to finish their studies, these students attend the schools without food and, most of the time, for not having a meal in their homes. For the reasons given above, indicators of retention and evasion of public schools throughout the country are growing. In view of the arguments presented, this work sought to raise the perception of students involved with the problem and also with professionals related to the school environment in the Northwest region of the State of Paraná, and identify possible ways to reduce the negative effects of this situation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20641
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
merendaescolarpermanenciaaluno.pdf267,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.