Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20642
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Fernandes, Helena Costa | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:05:26Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:05:26Z | - |
dc.date.issued | 2018-08-13 | |
dc.identifier.citation | FERNANDES, Helena Costa. Educação de jovens e adultos: perspectivas e possibilidades. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20642 | - |
dc.description.abstract | This work had as its theme the education of young people and adults in a historical and prognostic perspective. Based on the knowledge of the historical roots of Brazilian education and the current scenario of youth and adult education in the country, also considering the failures of education systems and policies, ways are presented for teaching work based on the analysis of Curricula destined to EJA and also in the profile of the students of this modality of education. In the last topic we make some considerations about the future of the service to young people and adults in Brazil based on the National Curriculum Guidelines of the EJA and the National Plan of Education of the present decade. The methodology used was the bibliographic review. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Legislação | pt_BR |
dc.subject | Educação de adultos | pt_BR |
dc.subject | Education – Curricula | pt_BR |
dc.subject | Educational law and legislation | pt_BR |
dc.subject | Adult education | pt_BR |
dc.title | Educação de jovens e adultos: perspectivas e possibilidades | pt_BR |
dc.title.alternative | Youth and adult education: perspectives and possibilities | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como temática a educação de jovens e adultos em uma perspectiva histórica e prognóstica. A partir do conhecimento das raízes históricas da educação brasileira e do cenário atual da educação de jovens e adultos no país, considerando também as falhas dos sistemas e políticas de ensino, apresentam-se caminhos para o trabalho docente com base na análise de Currículos destinados a EJA e também no perfil dos alunos dessa modalidade de ensino. No último tópico fazem-se algumas considerações sobre o futuro do atendimento a jovens e adultos no Brasil com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais da EJA e no Plano Nacional de Educação do presente decênio. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sandmann, André | |
dc.contributor.referee1 | Sandmann, André | |
dc.contributor.referee2 | Sehn, Elizandra | |
dc.contributor.referee3 | Hlenka, Vanessa | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
educacaojovensadultosperspectivas.pdf | 371,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.