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Título: Projeto político-pedagógico como instrumento para uma gestão escolar democrática: algumas considerações
Título(s) alternativo(s): Political pedagogical project as an instrument for democratic management: some considerations
Autor(es): Silva, Iloá Antonio Faustino da
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Ensino – Legislação
Escolas - Organização e administração - Participação dos pais
Comunidade e escola
Educational law and legislation
School management and organization - Parent participation
Community and school
Data do documento: 1-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Iloá Antonio Faustino da. Projeto político-pedagógico como instrumento para uma gestão escolar democrática: algumas considerações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática o Projeto Político-Pedagógico como instrumento para uma gestão democrática. A elaboração do PPP é prevista nas orientações da política educacional brasileira para a década de 1990. Na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9394/1996) e no Plano Nacional de Educação verificamos que é dado um papel de destaque ao Projeto PolíticoPedagógico, com o intuito de dar a escola uma autonomia pedagógica. Conceituamos o que é projeto político pedagógico, buscando compreender o PPP enquanto instrumento necessário à organização do ensino, visando uma gestão escolar fundamental no processo democrático. Apontamos qual a estrutura do PPP e como ele deve ser elaborado, pois se faz necessário saber como se estrutura esse documento. Embora saibamos que cada escola irá elaborar de maneira única seu PPP, de maneira que deve atender a necessidade local e estrutural de cada comunidade, é preciso saber qual a estrutura geral que compõe esse projeto. Concluímos que é necessário que haja um comprometimento com relação à elaboração deste documento e que ele seja algo palpável que se efetive na prática, bem como os próprios profissionais da escola precisam acreditar no PPP para que possam convencer a comunidade a participar da sua elaboração.
Abstract: This work had as its theme the Political-Pedagogical Project as an instrument for a democratic management. The elaboration of the PPP is foreseen in the guidelines of the Brazilian educational policy for the 1990s. In the National Education Guidelines and Bases Law (LDBEN 9394/1996) and in the National Education Plan, we see that the Political Project is given a prominent role Pedagogical, with the intention of giving the school a pedagogical autonomy. We conceptualize what is a pedagogical political project, seeking to understand the PPP as an instrument necessary for the organization of teaching, aiming at a fundamental school management in the democratic process. We point out the structure of the PPP and how it should be elaborated, because it is necessary to know how to structure this document. Although we know that each school will uniquely shape its PPP, só that it must meet the local and structural needs of each community, it is necessary to know the general structure that makes up this project. We conclude that there is a need to commit to the elaboration of this document and that it is something tangible that is effective in practice, and the school’s own professionals must believe in the PPP só that they can convince the community to participate in its elaboration.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20645
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

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