Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20682
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMulezini, Elizabete Aparecida
dc.date.accessioned2020-11-24T14:07:57Z-
dc.date.available2020-11-24T14:07:57Z-
dc.date.issued2015-10-30
dc.identifier.citationMULEZINI, Elisabete Aparecida. O uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região Noroeste do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20682-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectProfissionais de nível médiopt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectHigh school graduatespt_BR
dc.titleO uso de mídias nos cursos técnicos: percepção dos professores de cursos profissionalizantes em uma escola na região Noroeste do Paranápt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoPensar o uso das TIC´s em sala de aula tem sido um grande desafio nas últimas décadas, ainda mais tratando-se de cursos profissionalizantes. Diferentemente dos ensinos médios tradicionais, espera-se que os egressos desta modalidade estejam melhor preparados para ocuparem postos de trabalho nas diversas áreas de formação, e para isto existe a necessidade de conhecer e saber usar equipamentos de viés tecnológico. Dominar o uso de modernos recursos tecnológicos pode ser um grande diferencial competitivo no momento de o técnico conseguir uma ocupação no mercado de trabalho. O objetivo principal deste artigo foi de levantar a percepção entre professores de três cursos profissionalizantes da cidade paranaense de Cruzeiro do Oeste sobre as práticas pedagógicas usando recursos de multimídia e os resultados gerados. A pesquisa é classificada como exploratória e com aplicação de um questionário com nove questões objetivas, portanto o tratamento dos dados foi quantitativo, entretanto, pelo fato da pesquisadora fazer parte do ambiente em estudo, houve também o componente observacional na pesquisa. Foram pesquisados professores dos cursos técnicos de Administração, Recursos Humanos e Informática. Os resultados apontam para uma realidade longe da esperada para alunos técnicos de nível médio, sob aspecto de infraestrutura de recursos tecnológicos, entretanto a pesquisadora identificou algumas ações de iniciativa de alguns professores que procuram amenizar os efeitos negativos deste problema.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee3Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_45.pdf230,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.