Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20685
Título: | Metodologias no ensino de história na educação básica: embates e desafios |
Título(s) alternativo(s): | Methodologies in history teaching in basic education: embates and challenges |
Autor(es): | Rodrigues, Adriana Aparecida |
Orientador(es): | Lima, Ivone Teresinha Carletto |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem Aprendizagem Livros didáticos Learning strategies Learning Textbooks |
Data do documento: | 1-Jun-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | RODRIGUES, Adriana Aparecida. Metodologias no ensino de história na educação básica: embates e desafios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática o ensino de História na Educação Básica. O objetivo do estudo foi de descrever metodologias no ensino de História na Educação Básica no século XXI, enfatizando sua finalidade social e no processo de ensino e aprendizagem, a partir de um estudo bibliográfico e documental, de caráter qualitativo, fundamentado no materialismo histórico e dialético. Considera-se ser de suma importância que o profissional que ministra a disciplina de História, em especial na Educação Básica, faça uso de metodologias diversificadas, a fim de contribuir para formação de consciência histórica e social, além de favorecer o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. A discussão se concentra em três momentos. O primeiro momento analisa a historicidade do ensino de História na Educação Básica no século XXI, destacando o seu ensino como disciplina curricular na contemporaneidade e as políticas educacionais, em especial no Paraná. O segundo momento apresenta diversas metodologias destinadas ao ensino de História, centralizando no uso das fontes históricas e nos procedimentos metodológicos no ensino de História, além de realizar uma breve contextualização sobre o livro didático. O terceiro momento aborda em relação à História a importância do seu estudo, enfatizando a relevância da utilização de metodologias de ensino e seu reflexo na formação do aluno. |
Abstract: | This work had as its theme the teaching of History in Basic Education. The purpose of the study was to describe methodologies in the teaching of History in Basic Education in the XXI century, emphasizing its social purpose and the teaching and learning process, based on a qualitative bibliographical and documentary study, based on historical and dialectical materialism. It is considered to be of the utmost importance that the professional who teaches the discipline of History, especially in Basic Education, make use of diversified methodologies, in order to contribute to the formation of historical and social awareness, in addition to favoring the development of the teaching process and learning. The discussion focuses on three moments the first moment. It analyzes the historicity of the teaching of History in Basic Education in the XXI st century, highlighting its teaching as curricular discipline in contemporary and educational policies, especially in Paraná. The second moment presents several methodologies for teaching history, focusing on the use of historical sources and methodological procedures in the teaching of History, as well as a brief contextualization about the textbook. The third moment approaches in relation to History the importance of its study, emphasizing the relevance of the use of teaching methodologies and its reflection in the formation of the student. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20685 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
metodologiasensinohistoriaeducacao.pdf | 2,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.