Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20687
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarnietto, Alessa Regina
dc.date.accessioned2020-11-24T14:08:18Z-
dc.date.available2020-11-24T14:08:18Z-
dc.date.issued2018-08-16
dc.identifier.citationCARNIETTO, Alessa Regina. Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20687-
dc.description.abstractThe questions about pedagogical contributions that fairy tales can provide in the process of the child´s development to serve as resource for teacher of childhood education was the starting point to the development of this research.After a bibliographical review, contemplating authors who researched in depth the elements of fairy tales, it was considered the hypothesis that the teachers of Early Childhood Education were aware of the pedagogical functions of the fairy tales, although they did not make use of it in a systematized way, planned, articulated, as proposed by theoretical references. The development of the research occurred through the analysis of data collected in the application of questionnaires to teachers of the municipal network of São Sebastião -SP,in the light of authors such as Lanz (2000), Bethelleim (2007), B. Coelho (1987), N. Coelho (1990), Makarenko (1981), it was possible to create a dialogue with field research, it was possible to understand the perception of the educators about the role of fairy and how it occurs in practice. This is a fantastic journey to the world of fairies, in which the real and imaginary become very close.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectFairy talespt_BR
dc.titleUma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs indagações acerca das contribuições pedagógicas que os contos de fadas podem proporcionar no processo de desenvolvimento da criança, servindo como ferramenta ao professor de Educação Infantil, foi o ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa. Após uma revisão bibliográfica, contemplando autores que pesquisaram em profundidade os elementos dos contos de fadas, considerou-se a hipótese de que os professores de Educação Infantil eram cientes das funções pedagógicas dos contos de fadas, embora não fizessem o seu uso de maneira sistematizada, planejada, articulada, como propunham os referenciais teóricos. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu mediante a análise de dados coletados na aplicação de questionários aos professores da rede municipal de São Sebastião –SP, e analisado à luz de autores como Lanz (2000), Bethelleim(2007), B. Coelho (1987), N. Coelho (1990), Makarenko (1981), criando um diálogo com os resultados adquiridos na pesquisa de campo, sendo possível compreender as percepções dos educadores acerca do papel dos contos de fadas na Educação Infantil e como este ocorre na prática pedagógica. Trata-se de uma viagem fantástica, no qual o real e o imaginário tornam-se muito próximos.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresina Carletto
dc.contributor.referee2Scherpinski, Neusa Idick
dc.contributor.referee3Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisereflexivacontosfadas.pdf712,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.