Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20689
Título: O papel do orientador educacional nas escolas técnicas do Centro Paula Souza – região do Vale do Paraíba
Título(s) alternativo(s): The role of the school advisor in the technical schools of the Paula Souza Center – Vale do Paraíba region
Autor(es): Figueira, Alexandra de Abreu
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Orientação educacional
Ensino técnico
Professores
Educational counseling
Technical education
Teachers
Data do documento: 22-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FIGUEIRA, Alexandra de Abreu. O papel do orientador educacional nas escolas técnicas do Centro Paula Souza – região do Vale do Paraíba. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática o papel do Orientador Educacional nas Escolas Técnicas do Centro Paula Souza – região do Vale do Paraíba, pelo desafio de descrever a implementação do trabalho do Orientador Educacional, a importância desse cargo nas escolas técnicas públicas e na aceitação de toda a comunidade escolar. Em 2013, o Governo do Estado de São Paulo, junto à Superintendência do Centro Paula Souza, criou o cargo de Orientador Educacional, conhecido de forma restrita nas escolas agrícolas desta autarquia. Realizou-se a pesquisa em duas escolas da região do Vale do Paraíba, São José dos Campos e Jacareí, tendo como colaboradores a equipe de gestão (composta por Diretores, Coordenadores Pedagógicos e Orientadores Educacionais), professores e alunos. A presente monografia tem como base a pesquisa bibliográfica, pesquisa qualitativa e pesquisa feita por meio de questionários por toda a Comunidade Escolar, com ênfase na aceitação e no papel do Orientador Educacional, muitas vezes confundido como inspetor de alunos e coordenador pedagógico.
Abstract: This work had as its theme the role of the Educational Advisor in the Technical Schools of the Paula Souza Center – Vale do Paraíba region, for the challenge of describing the implementation of the work of the Educational Advisor, the importance of this position in public technical schools and the acceptance of all school community. In 2013, the Government of the State of São Paulo, together with the Paula Souza Superintendency of the Center, created the position of Educational Advisor, known in a restricted way in the agricultural schools of this municipality. The research was carried out in two schools in the Vale do Paraíba region, São José dos Campos and Jacareí. The management team (composed of Directors, Pedagogical Coordinators and Educational Advisors), teachers and students were as collaborators. The present monograph is based on bibliographic research, qualitative research and research done through questionnaires throughout the School Community, with emphasis on acceptance and the role of the Educational Advisor, often confused as student inspector and pedagogical coordinator.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20689
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
papelorientadoreducacionalescolas.pdf525 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.