Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPrimo, Amanda Silva
dc.date.accessioned2020-11-24T14:08:40Z-
dc.date.available2020-11-24T14:08:40Z-
dc.date.issued2018-06-01
dc.identifier.citationPRIMO, Amanda Silva. A oferta de educação para estrangeiros na EJA de Paranavaí. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20692-
dc.description.abstractThis work of conclusion of the specialization in teaching methods and techniques, had as object of study the analysis of the schooling process of a determined group of Haitians in the State Center of Basic Education) of the Municipality of Paranavaí in the State of Paraná. Understanding the Action of Youth and Adult Education (EJA) in meeting the educational needs of Haitian Youth and Adults seeking late schooling in Brazil. The migratory processes in the southern region of the country were discussed, speaking briefly of the historical context until the arrival of the Haitians in the current context. The research is bibliographical, documentary and Field, through decrees that govern immigration in the country, education for Youth and Adults, we know how this process occurs in Brazil, and collect data, through observations and semi-structured interview for collection data during visits. Thus, it was possible to present a brief profile of the insertion of these immigrants in this modality of education, reflecting on the numbers, difficulties and advances achieved during the period of schooling.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectHaitianospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectSchoolspt_BR
dc.subjectHaitianspt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleA oferta de educação para estrangeiros na EJA de Paranavaípt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão da especialização em métodos e técnicas de ensino, teve como objeto de estudo a analise do processo de escolarização de um determinado grupo de haitianos numa escola de Educação Básica do Município de Paranavaí no Estado do Paraná. Compreendendo a Ação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no atendimento as necessidades educacionais de Jovens e Adultos haitianos que buscam a escolarização tardia no Brasil. Abordou- se para tal os processos migratórios na região Sul do país, falando brevemente do contexto histórico até a chegada dos haitianos no contexto atual. A pesquisa é bibliográfica, documental e de campo, por meio de decretos que regem a imigração no país, a educação para jovens e adultos, conhecemos como se concede esse processo no Brasil, e coletou-se dados, por meio de observações e entrevistas semiestruturadas para coleta de dados durante as visitas à escola. Assim, foi possível apresentar um breve perfil da inserção desses imigrantes nessa modalidade de ensino, refletindo sobre os números, dificuldades e avanços alcançados durante o período escolarização.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee1Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
dc.contributor.referee2Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee3Gómez, Magela Reny Fonticiella
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ofertaeducacaoestrangeiroseja.pdf1,04 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.