Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20693
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMandelli, Ana Paula
dc.date.accessioned2020-11-24T14:08:45Z-
dc.date.available2020-11-24T14:08:45Z-
dc.date.issued2018-06-30
dc.identifier.citationMANDELLI, Ana Paula. Análise de material didático do ensino médio no ensino da matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20693-
dc.description.abstractThis work had as its theme the analysis of didactic material used by students enrolled in regular high school, in the Mathematics discipline, about topics treated the exercises, in comparison with those used in the National High School Examination ENEM aiming to approach the methodology factor of teaching in the subject of mathematics in the scope of regular high school, as well as their contribution in the preparation of the students for the ENEM exam, trying to identify what relevance they have for such process. In these terms, it has been found that for the teaching of mathematics to be disseminated more effectively, the practice of exercises appropriate to everyday life is quite important since school is a fundamental work space to illuminate the meaning of education and strengthen the bases of training for citizenship. In this way, it is possible to contribute to the students getting a good placement in the ENEM and to adapt to the process of building an organized society. Therefore, in this article, it approaches the concepts about the National High School Examination (ENEM), importance of a methodology based on students’ everyday and mathematical concepts. A study was conducted based on field research, in which high school students were interviewed. Based on a bibliographic research, it was possible to identify and compare opinions about the importance of the use of questions based on the ENEM exam in the educational process, as well as methods adopted to achieve the intellectual development of the student in the phase comprised in regular high school. With this, the task of the School, as a facilitator of this path that the learner has to go through, is not to exclude the incentive of his school life.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectStudentspt_BR
dc.titleAnálise de material didático do ensino médio no ensino da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of educational material of middle school in mathematics teachingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temáticaa análise de material didático utilizado por estudantes matriculados no ensino médio regular, na disciplina de Matemática. A problemáticaserá a cerca de tópicos tratados referentes aos exercícios, em comparativo com os utilizados no Exame Nacional do Ensino Médio ENEM.Visando abordar o fator da metodologia de ensino na disciplina de matemática no âmbito do ensino médio regular, bem como sua contribuição no preparo dos estudantes para o exame do ENEM, buscando identificar que relevância os mesmos têm para tal processo. Nesses termos, verificou-se que, para que o ensino da matemática seja disseminada, de maneira mais eficaz, a prática de exercícios apropriados ao cotidiano é bastante importante uma vez que a escola é um espaço de trabalho fundamental para iluminar o sentido da educação e fortalecer as bases da formação para a cidadania. Dessa forma, é possível contribuir para o que os alunos consigam uma boa colocação no ENEM e adequar-se ao processo de construção de uma sociedade organizada. Portanto, neste artigo, aborda os conceitos a cerca do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), importância de uma metodologia baseada no cotidiano dos estudantes e conceitos matemáticos. Foi realizado um estudo baseado em pesquisa de campo, em que foram entrevistados alunos do ensino médio regular. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, foi possível identificar e comparar opiniões sobre a importância da utilização de questões baseadas no exame ENEM no processo educacional, bem como métodos adotados para atingir o desenvolvimento intelectual do aluno na fase compreendida no ensino médio regular. Com isso, a tarefa da Escola, como facilitador desse caminho que o educando tem que percorrer, é de não excluir o incentivo da sua vida escolar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee1Cedran, Jaime da Costa
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresinha Carletto de
dc.contributor.referee3Winter, Lairton Moacir
dc.contributor.referee4Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisematerialdidaticoensino.pdf263,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.