Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20696
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Andréia Sgarioni
dc.date.accessioned2020-11-24T14:08:58Z-
dc.date.available2020-11-24T14:08:58Z-
dc.date.issued2018-06-15
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Andréia Sgarioni. Literatura de cordel: análise sobre suas abordagens no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20696-
dc.description.abstractThis paper had as subject, the cordel’s literature, its history background, characterists, its use as education methodology in school subject of Portuguese and Literature. The Cordel’s literature is a popular literature, with verses and rhymes, realistc short-stories, novels, written and told in popular language, which over many years, was the information most used in brazilian colonial period. This literature in Brazil is mostly used in northeast region, where the main authors come up. This research aims to investigate how cordel’s literature is worked between teachers of three schools, in Umuarama city, brazilian south region, where this literature it is not commented and used as northeast states. About the methodological procedures, were studies about the theoretical references and application of questionnaire to teachers of elementary school from two public schools and a private one, in Umuarama city – PR.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectRimas infantojuvenispt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectNursery rhymespt_BR
dc.titleLiteratura de cordel: análise sobre suas abordagens no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeCordel literature: analysis about its approach in elementar schoolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a literatura de cordel, sua origem, características, seu uso como metodologia de ensino nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura. A Literatura de cordel é uma literatura popular, com versos em rimas, contos realistas, romances, escritos e contados em linguagem popular, que durante muitos anos era o meio de informação mais utilizado no período de colonização do Brasil. Esta literatura no Brasil é utilizada principalmente no Nordeste, local onde se encontram os principais autores. Esta pesquisa buscou investigar como a Literatura de cordel é trabalhada entre professores de três escolas da cidade de Umuarama, região sul do Brasil onde a Literatura de cordel não é comentada e utilizada como nos estados do Nordeste, local que foi popularizada. Para os procedimentos metodológicos foram estudados referenciais teóricos e aplicação de questionário para professores do ensino fundamental de duas escolas públicas e outra particular no Município de Umuarama – PR.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Nelson dos
dc.contributor.referee1Santos, Nelson dos
dc.contributor.referee2Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee3Donel, Marlene Lucia Holz
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
literaturacordelanaliseabordagens.pdf337,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.