Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20697
Título: A concepção dos docentes de Umuarama – PR, quanto ao ensino da astronomia na disciplina de geografia nas séries finais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The conception of the teachers of Umuarama – PR, regarding the teaching of astronomy in the discipline of geography in the final series of elementary school
Autor(es): Araujo, Cristiano Ricardo Hrala
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Escolas
Professores
Aprendizagem
Schools
Teachers
Learning
Data do documento: 16-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ARAUJO, Cristiano Ricardo Hrala. A concepção dos docentes de Umuarama – PR, quanto ao ensino da astronomia na disciplina de geografia nas séries finais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Esta pesquisa procurou retratar a realidade do ensino da astronomia nas séries finais do ensino fundamental das escolas públicas do município de Umuarama, Estado do Paraná. O estudo foi voltado especificamente para o ensino da astronomia dentro da disciplina de Geografia onde por meio de questionário com os professores buscou-se demonstrar a visão dos mesmos sobre o ensino do conteúdo, retratando a realidade e suas dificuldades. Nesta discussão também são considerados diversos fatores como a formação inicial dos professores de Geografia, sobre o uso de mídias em sala de aula e sobre a realidade dos conteúdos sobre astronomia existentes nos livros didáticos utilizados. Buscou-se por meio da visão do docente oportunizar estudos mais elaborados que possam permitir uma melhora significativa para a transposição do ensino da astronomia nas escolas brasileiras, possibilitando as futuras gerações usufruir desse vasto e espetacular campo de estudo.
Abstract: This research sought to portray the reality of astronomy teaching in the final grades of elementary school in the public schools of the municipality of Umuarama, in the State of Paraná. The study focused specifically on the teaching of astronomy within the discipline of Geography where, through a questionnaire with the teachers, it was tried to demonstrate the vision of the same about the teaching of the content, portraying its reality and its difficulties. In this discussion, we consider several factors such as the initial formation of teachers of Geography, the use of media in the classroom and the reality of the astronomy contents in the textbooks used. It was sought through the teacher’s perspective to provide more elaborate studies that could allow a significant improvement in the transposition of astronomy teaching in Brazilian schools, enabling future generations to enjoy this vast and spectacular field of study
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20697
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
concepcaodocentesumuaramaensino.pdf929,24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.