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Título: A influência da educação do modelo integral na educação básica pública paulista
Título(s) alternativo(s): The influence of integral model education on paulista basic public education
Autor(es): Lopes Junior, Edmir
Orientador(es): Scherpinski, Neusa Idick
Palavras-chave: Aprendizagem
Ética
Ensino
Learning
Ethics
Teaching
Data do documento: 16-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LOPES JUNIOR, Edmir. A influência da educação do modelo integral na educação básica pública paulista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho aborda a temática do Ensino de Tempo Integral, tendo como base as primeiras indicações históricase conceituais dos termos de um ensino nestes moldes, além dos rendimentos avaliativos de escolas públicas da educação básica paulista.Junto ao incremento curricular dado aos alunos da educação básica pública deste estado, de disciplinas que ampliam e enriquecem as já estabelecidas como fundamentais pelos PCN’s, da Base Nacional Comum Curricular, e também, e, além desta abordagem, vimos reflexões retiradas de discursos orientadores deste Programa de Ensino Integral, neste trabalho, vislumbrando a possibilidade de, pautados então nesta perspectiva de uma educação voltada aos valores humanos primordiais, e da assimilação das habilidades e competências necessárias ao homem moderno, de vieses cada vez mais complexos, pautamos em suma este enquadramento do modelo de Ensino Integral na base do relatório para UNESCOsobre Educação para o século XXI,os Quatro Pilares da Educação.Estes pilares, trabalhados sob a coordenação do economista e político francês Jacques Delors.Sendo assim, assimilando desde o início dos trabalhos neste modelo,metas e legislação orientadores, além é claro de métodos diversificados de abordagem do currículo, na intenção do desenvolvimento de um cidadão cada vez mais autônomo, solidário e competente, falamos sobre a inclusão filosófica do “Ser humano total”, onde não apenas este será trabalhado como alguém em busca de uma educação formal e curricular, mas, de um ser humano que necessita aprender a posicionar nas situações cotidianas as quais enfrenta, como coletividade e como indivíduo, além de se prevalecer a ideia de que, os conhecimentos adquiridos, precisam e devem ser aplicados em direção do bem comum, do coletivo e da sociedade que o forma.Além disso, como demonstração da situação de ampliação das aprendizagens oferecidas por este modelo educacional, colocamos em pauta a evolução representativa dos conceitos de aprendizagem demonstrados por este tipo de instituição, principalmente partir de avaliações externas e a evolução nos conceitos de IDESP e IDEB, tomando como base a uma Escola Estadual de Ensino Integral, onde atuei no período desta pesquisa, e por se tratar especificamente do escopo de escola do modelo público estadual paulista.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20698
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