Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20703
Título: As dificuldades de aprendizagem em matemática dos alunos reprovados no 6º ano do ensino fundamental
Autor(es): Marcon, Ednei Cabral
Orientador(es): Camicia, Rafaela Greici da Motta
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Baixo rendimento escolar
Estratégias de aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Underachievers
Learning strategies
Data do documento: 6-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MARCON, Ednei Cabral. As dificuldades de aprendizagem em matemática dos alunos reprovados no 6º ano do ensino fundamental. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como temática as dificuldades de aprendizagem em matemática dos alunos reprovados no 6º ano do ensino fundamental de um Colégio Estadual da cidade de Santa Cruz de Monte Castelo – PR. O objetivo da pesquisa é identificar tais dificuldades por meio de questionário aplicado aos alunos e professores e ainda apresentar técnicas de ensino que possam amenizar os problemas encontrados. A pesquisa está divida em dois momentos: Pesquisa bibliográfica, contendo uma revisão literária de vários autores que dissertam sobre o tema e a pesquisa de campo, com aplicação de questionários aos professores e alunos envolvidos e ainda apresentação de atividades que possam amenizar as carências levantadas por meio dos questionários. A aplicação dos questionários mostrou algumas dificuldades, dentre elas pode-se destacar as operações básicas (principalmente multiplicação e divisão), interpretação e resolução de problemas, frações e compreensão da tabuada. A partir desses dados foram aplicadas atividades envolvendo os conteúdos das dificuldades levantadas com objetivo de amenizar tais carências. Assim, pode – se concluir que para melhorar a qualidade do ensino é fundamental e necessário ao professor inovar e diversificar a metodologia utilizada a fim de incentivar os alunos a construção do conhecimento e ainda criar interesse pelo conteúdo. Essa não é uma tarefa fácil, nem trará resultados imediatos, mas é preciso, tendo em vista as necessidades existentes nas escolas.
Abstract: This work is thematic learning difficulties in mathematics of students who failed the 6th grade level of a State College city of Santa Cruz de Monte Castelo – PR. The goal is to identify these difficulties through a questionnaire applied to teachers and students and also present teaching techniques that can mitigate the problems encountered. The research is divided into two moments: Literature, containing a literature review of various authors who lecture on the topic and field research with questionnaires to teachers and students involved and still presenting activities that can mitigate the shortcomings raised by questionnaires. The questionnaires showed some difficulties, among which we can highlight the basic operations (especially multiplication and division), interpretation and problem solving, understanding of fractions and multiplication tables. From these data were applied to activities involving the contents of the difficulties raised in order to reduce such deficiencies. So can - be concluded that to improve the quality of teaching is fundamental and necessary to the teacher innovate and diversify the methodology used to encourage students to build knowledge and create further interest in the content. This is not an easy task, nor brings immediate results, but it is necessary in view of existing needs in schools
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20703
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_29.pdf407,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.