Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20709
Título: A importância do lúdico no desenvolvimento infantil
Autor(es): Santos, Ercília Carneiro dos
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem
Educação de crianças
Atividades criativas na sala de aula
Knowledge and learning
Early childhood education
Creative activities and seat work
Data do documento: 27-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Ercília Carneiro dos. A importância do lúdico no desenvolvimento infantil. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho vem discutir a Importância do Lúdico para o Desenvolvimento Infantil, uma vez que os jogos e brincadeiras são excelentes instrumentos de mediação entre o prazer e a aprendizagem. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica que possibilitou compreender como o lúdico pode contribuir para o construção do conhecimento na educação infantil. Apresenta a contribuição de Vygotsky para o entendimento do desenvolvimento cognitivo, social, físico e psicológico da criança. As atividades lúdicas podem ser desenvolvidas em qualquer idade e série, devendo necessariamente ser bem planejada pelo professor. Essa postura exige mudanças nas atitudes pedagógicas, pois é fundamental trabalhar o lúdico na educação visando à formação de indivíduos capazes de cooperar, liderar, de viver em grupo e participarem ativamente do seu processo de aprendizagem.
Abstract: This paper has discuss the Importance of Playfulness for Child Development, once the fun and games are excellent tools for mediation between pleasure and learning. The methodology used was literature that enabled us to understand how the play can contribute to the construction of knowledge in early childhood education. Presents the contribution of Vygotsky to understanding the cognitive, social, physical and psychological development of the child. The recreational activities can be developed at any age and grade, must necessarily be well planned by the teacher. This posture requires changes in educational attitudes, it is essential to work the play in education for the training of individuals able to cooperate, to lead, to live in groups and actively participate in their learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20709
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_32.pdf150,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.