Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20715
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarinha, Ana Paula Vidotto
dc.date.accessioned2020-11-24T14:10:27Z-
dc.date.available2020-11-24T14:10:27Z-
dc.date.issued2014-11-01
dc.identifier.citationFARINHA, Ana Paula Vidotto. Inclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidades. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20715-
dc.description.abstractThis paper is a literature review that aims to discuss how physical education contributes to developing the potential of individuals with Autism. Autism being chosen as the theme because it is a deficiency at the same time complex and thought provoking, while becoming a challenge for professionals seeking opportunities for teaching and learning in diverse methods and theories. It was intended to show through literature the fundamental role of physical education for autistic people and that physical activity is one of the most important to calm the autistic nature of factors, making them more sociable and independent. Through games and play the autistic becomes part of a group and do not live isolated from the world. Autistic develops a set of atypical behavior being prevented from developing in general, based on the information collected, this study demonstrates the benefits of physical education in the development of autistic individuals and concludes that physical activity is an effective measure that contributes positively in interaction with autism social environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.titleInclusão de autistas nas aulas de educação física: possibilidades pedagógicas que podem auxiliar em suas potencialidadespt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata de uma revisão de literatura que tem por objetivo discutir como a Educação Física contribui para o desenvolvimento das potencialidades do indivíduo com Autismo. Sendo o autismo escolhido como tema por se tratar de uma deficiência ao mesmo tempo complexa e instigante, ao passo de tornar-se um desafio para os profissionais que buscam possibilidades de ensino aprendizagem em diversificados métodos e teorias. Pretendeu-se mostrar através da pesquisa bibliográfica o papel fundamental da Educação Física para pessoas autistas e que a atividade física é um dos fatores mais importantes para acalmar a natureza dos autistas, tornando-os mais sociáveis e independentes. Através dos jogos e brincadeiras o autista passa a fazer parte de um grupo e não vive isolado do mundo. O autista desenvolve um conjunto de comportamentos atípicos sendo impedido de desenvolver-se de forma geral, baseado nas informações coletadas, este estudo, apresenta os benefícios da educação física no desenvolvimento dos indivíduos autistas e conclui que a atividade física é uma medida eficaz que contribui positivamente na interação do autista com o seu meio social.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Bortoli, Marlene Magnoni
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_9.pdf333,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.