Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20720
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGozer, Bartus Gerotto
dc.date.accessioned2020-11-24T14:10:51Z-
dc.date.available2020-11-24T14:10:51Z-
dc.date.issued2014-10-24
dc.identifier.citationGOZER, Bartus Gerotto. Aplicações da matemática financeira no ensino médio integrado utilizando planilhas eletrônicas. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20720-
dc.description.abstractThis work had as its theme the use of spreadsheets as a support tool for professors of mathematics from the State network of Paraná, seeking new alternatives to show Financial Mathematics in daily school for high school students Integrated. The factors observed in teaching Financial Mathematics Secondary Education Integrated were little content in teaching materials, lack of priority in school curricula and work only basics of mathematical functions, without using practical tools that can demonstrate a more pleasant relationship with mathematics financial. This monograph aims to contemplate concepts of financial mathematics and its implementation in spreadsheets using formulas and functions, providing a new methodology for teaching financial mathematics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectBusiness mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleAplicações da matemática financeira no ensino médio integrado utilizando planilhas eletrônicaspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a utilização de planilhas eletrônicas como ferramenta de apoio para os professores da disciplina de matemática da rede Estadual do Estado do Paraná, que buscam novas alternativas de mostrar a Matemática Financeira no cotidiano escolar para os alunos do Ensino Médio Integrado. Os fatores observados no ensino da Matemática Financeira do Ensino Médio Integrado foram o pouco conteúdo nos materiais didáticos, falta de prioridade nos currículos escolares e o trabalho apenas de conceitos básicos de funções matemáticas, sem utilizar ferramentas práticas que podem demonstrar uma relação mais prazerosa com a matemática financeira. Essa monografia pretende contemplar conceitos de matemática financeira e sua implementação em planilhas eletrônicas, utilizando funções e fórmulas, proporcionando uma nova metodologia de ensinar matemática financeira.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Cidmar Ortiz dos
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_15.pdf866,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.