Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20723
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Bragatto, Rosangela Aparecida Marques de Morais | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:11:06Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:11:06Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-14 | |
dc.identifier.citation | BRAGATTO, Rosangela Aparecida Marques de Morais. A importância da música no processo de alfabetização. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20723 | - |
dc.description.abstract | This research addresses the use of music in the literacy process that starts in kindergarten and the early grades of elementary school. The same proceeded from literature review and field research, with direct observation inside and outside of the classroom, as well as interviews with literacy teachers. It is known that the educator aware of their role to teach their students to present a diversity of situations and possibilities, using a variety of strategies that can promote learning. One such strategy is the use of music in the literacy process, important moment in the life of ourchildren. It was then that teach music literacy makes the environment more relaxed, pleasant, light and engaging. The music, in its various forms to be executed, heard, sung and interpreted, can help concentration. In Early Childhood Education is the common use of joyous melodies, short, with repeats that favor the memorization andplayfulness, such as the rhymes. In the early grades of elementary school than thosewho were cited for younger children, there is also the possibility of using songs that bring to the classroom not only literacy, but to give space to dialogue, the conversation wheel, exchange of experiences, issues of science, geography, environment, updates, etc.. As a result of working with musicalization classroom creates a process of knowledge construction, favoring the development of sensitivity, creativity, sense of rhythm, nice to hear and sing songs, socialization, movement and body language. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Música - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Educação musical pré-escolar - Instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Music - Instruction and study | pt_BR |
dc.subject | Preschool music - Instruction and study | pt_BR |
dc.subject | Literacy | pt_BR |
dc.title | A importância da música no processo de alfabetização | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda o uso da música no processo de alfabetização que inicia na Educação Infantil bem como as séries iniciais do Ensino Fundamental. A mesma procedeu-se a partir de revisão bibliografia e pesquisa de campo, com observação direta dentro e fora de sala de aula, bem como entrevista com professores alfabetizadores. Sabe-se que o educador consciente do seu papel de ensinar, apresenta para seus alunos uma diversidade de situações e possibilidades, utilizando-se de estratégias variadas que possam favorecer a aprendizagem. Uma dessas estratégias é o uso da música no processo de alfabetização, momento importantíssimo na vida das nossas crianças. Considera-se então que ensinar com música torna o ambiente alfabetizador mais descontraído, agradável, leve e envolvente. A música, nas suas variadas formas de ser executada, ouvida, cantada e interpretada, pode auxiliar na concentração. Na Educação Infantil é comum o uso de melodias alegres, curtas, com repetições que favorecem a memorização e a ludicidade, como por exemplo, as cantigas de roda. Nas séries iniciais do Ensino Fundamental além das que foram citadas para as crianças menores, tem-se também a possibilidade do uso de músicas que tragam até a sala de aula não só a alfabetização, mas que dêem espaço ao dialogo, a roda de conversa, troca de experiências, assuntos de ciências, geografia, meio ambiente, atualidades, etc. Como resultado do trabalho com musicalização em sala de aula cria-se um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, prazer em ouvir e cantar músicas, socialização, movimento corporal e linguagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.subject.cnpq | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2012_37.pdf | 184,59 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.