Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20725
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Danilo Freze
dc.date.accessioned2020-11-24T14:11:16Z-
dc.date.available2020-11-24T14:11:16Z-
dc.date.issued2014-10-24
dc.identifier.citationSANTANA, Danilo Freze. O uso de atividades experimentais no ensino de ciências e biologia em colégios estaduais da cidade de Umuarama/PR. 2014. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20725-
dc.description.abstractThis study aimed to highlight the importance of experimental activities in the teaching of science and biology by checking the use or not of this teaching strategy for teachers of these subjects in State Colleges of the city of Umuarama/PR. We identified the importance of experimental activities to provide students with an understanding of the scientific and technological foundations in linking theory and practice and also develop reflection of attitudes about scientific theories and their limitations. The teacher's role in carrying out experimental activities was discussed: plan, teach, guide, monitor the implementation of activities and organize necessary materials and equipment. The role of the school management was seen as an incentive for teachers to use of experimental activities. Some characteristics that were listed school laboratory must have, in addition to the aforementioned basic materials and reagents for initiating the use of experimental activities in a school laboratory. Complemented with a survey, the study found, through questionnaires, if experimental activities are being used in State Colleges studied. As a result, it was observed that the three Colleges, experimental activities were used in the teaching-learning process, however infrequently, whichever is the use of experimental activities, as in traditional teaching, only as a teaching methodology to prove the contents that are worked in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectAprendizagem por atividadespt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleO uso de atividades experimentais no ensino de ciências e biologia em colégios estaduais da cidade de Umuarama/PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetivou destacar a importância das atividades experimentais no ensino de Ciências e Biologia por meio da verificação da utilização ou não dessa estratégia de ensino pelos professores dessas disciplinas em Colégios Estaduais da cidade de Umuarama/PR. Foi identificada a importância das atividades experimentais ao proporcionar aos alunos a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos, ao relacionar a teoria e a prática, e ao desenvolver também atitudes de reflexão sobre as teorias científicas e suas limitações. O papel do professor na realização de atividades experimentais foi discutido: planejar, ministrar, orientar, acompanhar a execução das atividades e organizar os materiais e equipamentos necessários. A função do gestor escolar foi vista como um incentivo aos professores ao uso das atividades experimentais. Foram listadas algumas características que o laboratório escolar deve possuir, além de citados os materiais e reagentes básicos para dar início a utilização das atividades experimentais em um laboratório escolar. Complementado com um levantamento, o estudo verificou, por meio de aplicação de questionários, se as atividades experimentais estão sendo utilizadas nos Colégios Estaduais estudados. Como resultado, observou-se que nos três Colégios, as atividades experimentais eram utilizadas no processo ensino-aprendizagem, porém com pouca frequência, prevalecendo o uso das atividades experimentais, como no ensino tradicional, apenas como mais uma metodologia de ensino para comprovar os conteúdos que são trabalhados em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Periotto, Fernando
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_28.pdf988,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.