Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20733
Título: O ensino de arte e as tecnologias contemporâneas no contexto escolar
Autor(es): Oliveira, Erika Patricia Teixeira de
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Arte - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Estratégias de aprendizagem
Art - Study and teaching
Educational technology
Learning strategies
Data do documento: 11-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Erika Patrícia Teixeira de. O ensino de arte e as tecnologias contemporâneas no contexto escolar. 2014. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi refletir sobre o ensino de Arte através da utilização das tecnologias de informação e comunicação, principalmente o computador e a internet, no contexto escolar. As reflexões apresentadas são propostas mediante os resultados obtidos na aplicação de um questionário para 10 professores de arte do município de Paranavaí – PR. A partir da análise dos dados foi possível perceber que os professores participantes estão conscientes da importância e necessidade dos usos de recursos tecnológicos para o ensino, porém encontram alguns fatores que limitam o uso mais frequente das tecnologias de informação, como falta de estrutura e recursos nas escolas, falta de preparo e pouco conhecimento da utilização das tecnologias como recurso pedagógico. Além disso, o computador e a internet são mais utilizados para a preparação das aulas. Os professores não mencionaram a utilização dos recursos tecnológicos para produção artística pelos alunos. A tecnologia ainda está em processo de inserção e aceitação no contexto escolar. Alguns professores ainda estão inserindo e aprendendo a utilizar a internet de forma benéfica, buscando criar situações em que o conteúdo da aula faça sentido para o aluno, e que contribua para um aprendizado crítico e significativo.
Abstract: The main objective of this work was to reflect upon teaching art through the use of information and communication technologies, especially the computer and internet in the school context . The reflections presented here are proposed by the results obtained in the application of a questionnaire to 10 art teachers in the municipality from Paranavaí – Pr. From the data analysis it was revealed that participating teachers are aware of the importance and necessity of the use of technological resources for teaching, but are some factors that limit the more frequent use of information technologies, such as lack of infrastructure and resources in schools, lack of preparation and little knowledge of the use of technology as a teaching resource. In addition, the computer and the internet are mostly used for the preparation of lessons. Teachers did not mention the use of technological resources for artistic production by students. The technology is still in the process of inclusion and acceptance in the school context. Some teachers are still entering and learning to use the internet in a beneficial way, seeking to create situations in which classroom content makes sense to the student, and contribute to the learning critical and significant.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20733
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_2014_2_33.pdf282,91 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.