Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20741
Título: As diferentes linguagens visuais e sua influência na formação educacional do sujeito
Autor(es): Furlan, Elisangela
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Artes
Interpretação de imagens
Arte - Estudo e ensino
Arts
Picture interpretation
Art - Study and teaching
Data do documento: 9-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FURLAN, Elisangela. As diferentes linguagens visuais e sua influência na formação educacional do sujeito. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho tem como temática a importância do ensino da arte dentro dos parâmetros das linguagens visuais mais especificamente na interpretação das imagens que os alunos têm contato no dia a dia e sua aplicação na relação com o consumismo. É também necessário trabalhar as linguagens da arte nos períodos artísticos, a evolução das linguagens visuais e como elas se apresentam no Brasil, pois a partir disso que desenvolvemos o potencial criativo e a capacidade interpretativa dos alunos e a capacidade interpretativa das mesmas. De acordo com a proposta disciplinar, os conteúdos da arte devem ser aplicados de forma conjunta, para que haja uma compreensão maior no contexto histórico ao qual está inserida e assim contribuir com a formação de um ser humano mais crítico, criativo e consciente de sua existência individual e coletiva.
Abstract: This work has as its theme the importance of art education within the parameters of visual languages, most specifically in the interpretation of the images that students have contact on a daily and its application in relation to consumerism. It is also necessary to work with the languages of art in artistic periods, the evolution of visual languages and how they present themselves in Brazil, because it is from there that we develop the creative potential of students and interpretative ability and ability of the same interpretative. According to the proposed discipline, the contents of art should be applied jointly, so there is a greater understanding of the historical context in which it is inserted, and so contribute to the formation of a human being more critical, creative and conscious of their individual and collective existence.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20741
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_05.pdf330,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.