Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20742
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Carvalho, Kelly Kozlowski | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:12:45Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:12:45Z | - |
dc.date.issued | 2012-12-15 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Kelly Kozlowski. Inclusão de surdos nas escolas regulares. 2012. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20742 | - |
dc.description.abstract | The present work aimed to work with the theme that focuses on the inclusion of the deaf in regular schools, investigated how has been the process of inclusion of these students through a questionnaire, which was applied to professors and directors of a State school that has four deaf students. Teaching for the deaf was, for a long period, based on a clinical model in prevailing techniques aimed at the development of oral expression. With the appreciation of Brazilian sign language-POUND in schools, the language has become the subject of studies and the English language to be considered differently. The pounds is considered the natural language of deaf so should be your first language and the language of the majority community both in oral and in written form should be prioritized as a second language. The purpose of the inclusion of deaf students is to give them a situation of language development within a climate of effective communication. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Lingua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject | Mainstreaming in education | pt_BR |
dc.subject | Deafness | pt_BR |
dc.subject | Brazilian sign language | pt_BR |
dc.title | Inclusão de surdos nas escolas regulares | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho objetivou trabalhar com o tema que foca a inclusão de surdos em escolas regulares, investigou como tem sido o processo de inclusão destes alunos através de um questionário, que foi aplicado a professores e diretores de uma escola estadual que possui quatro alunos surdos. O ensino para surdos foi, por longo período, baseado num modelo clínico em que prevaleciam técnicas que visavam o desenvolvimento da expressão oral. Com a valorização da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS nas escolas, a língua de sinais passou a ser alvo de estudos e a língua portuguesa a ser considerada de forma diferenciada. A Libras é considerada a língua natural do surdo sendo assim deve ser sua primeira língua e a língua da comunidade majoritária tanto na modalidade oral como na escrita deve ser priorizada como segunda língua. O objetivo da inclusão de alunos surdos é dar-lhes uma situação de desenvolvimento da linguagem dentro de um clima de comunicação efetiva. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo | |
dc.subject.cnpq | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2012_09.pdf | 394,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.