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Título: O jogo como estimulação para o desenvolvimento da criança na educação infantil
Autor(es): Pacagnam, Lidiane
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Educação de crianças
Jogos educativos
Crianças - Desenvolvimento
Early childhood education
Educational games
Child development
Data do documento: 9-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PACAGNAM, Lidiane. O jogo como estimulação para o desenvolvimento da criança na educação infantil. 2013. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática estudar o jogo como estimulação para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Este trabalho se justifica pela necessidade de conhecer os benefícios e a importância que a estimulação através dos jogos na educação infantil, tanto para o seu desenvolvimento quanto para a sua aprendizagem nessa faixa etária. Sendo viável, portanto responder as dúvidas que os professores da educação infantil carregam á respeito do tema. Nesse sentido esse trabalho faz-se importante tanto para os alunos, quanto para os professores, pois através dos jogos e das possíveis trocas de experiências realizadas em sala de aula, terá um crescimento pessoal, cognitivo e afetivo, estimulando dessa forma o desenvolvimento infantil. Tendo ainda como objetivo analisar os benefícios causados através da aplicação de jogos na estimulação do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. Para iniciar este trabalho será realizado um levantamento bibliográfico a respeito desse tema, buscando assim refletir as dúvidas existentes entre os professores da educação infantil, ampliando ainda o conhecimento sobre os benefícios que a estimulação através dos jogos traz para o desenvolvimento infantil e a aprendizagem das crianças. Sendo também realizada uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, para que se possa observar de forma direta a prática dos jogos, analisando o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos da educação infantil. A presente pesquisa se pautou também com a aplicação de questionários.
Abstract: This work was to study the game theme as stimulation for the child´s development in the early childhood education. This study is justified by the need to know the benefits and the importance that the stimulation through gaming in early childhood education, both for their development as well as for their learning in this age group. Being viable, therefore, answers the questions that the teachers of early childhood education carry about the theme. In this sense, this work is important both for the students, as well as for the teachers, because through the games and the possible experiences exchanges in the classroom, there will have a personal growth, cognitive and affective stimulating the child development. It also has the objective to analyze the benefits caused by the application of games in stimulating the development and learning of children. To start up this work, it will be carried out a bibliographic survey that portrays this regarding theme, thus seeking for reflecting the existing doubts among teachers of early childhood education, expanding further the knowledge about the benefits that the stimulation through the games brings to the child development and learning of the children. It is also conducted a field survey of qualitative nature, so that we can observe in a direct way the practice of games, analyzing the development and learning of students of early childhood education. The present research was also guided with the application of questionnaires.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20743
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