Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20761
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPilotti, Rosecler Ortiz Arestides
dc.date.accessioned2020-11-24T14:14:32Z-
dc.date.available2020-11-24T14:14:32Z-
dc.date.issued2012-12-01
dc.identifier.citationPILOTTI, Rosecler Ortiz Arestides. Gênero narrativo, motivação para leitura e escrita. 2012. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20761-
dc.description.abstractThe objective of this study is to investigate the influence of the narrative genre in student motivation to read and write. This work aims to reflect on the theories of interaction in reading and writing, focusing on writing as work and production conditions in order to verify that this approach encourages these textual skills. Seeking support the principle that students seek that corresponds to their interests, seeks to analyze, observe and understand the song genre, in a social interactionist perspective, covering the production conditions, AT motivates students to read and produce texts . The study asserts that the use of this genre in textual productions can be a starting point, a link motivator for teachers and students. This study is important for you to encourage reading and writing in the classroom, through genres such as narrative, exploring new ways of working with writing, creativity, participation and student interest, favoring its development and critical autonomy.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectCrianças - Escritapt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectChildren - Writingpt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectLiterary formpt_BR
dc.titleGênero narrativo, motivação para leitura e escritapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é investigar a influência do gênero narrativo na motivação do aluno para ler e escrever. Almejou-se neste trabalho refletir sobre as teorias de interação na leitura e escrita, focalizando a escrita como trabalho e as condições de produção, a fim de verificar se esse tipo de abordagem textual estimula essas competências. Procurando respaldo no princípio que os alunos buscam o que corresponde aos seus interesses, procura-se analisar, observar e compreender se o gênero canção, em uma perspectiva sociointeracionista, que contemple as condições de produção, motiva alunos do Ensino Médio à leitura e produção de textos. O estudo assevera que o uso deste gênero textual nas produções textuais pode ser um ponto de partida, um elo motivador para professores e alunos. Este estudo é fundamental para que possa incentivar a leitura e a escrita em sala de aula, por meio de gêneros como a narração, explorando novas formas de se trabalhar com a escrita, a criatividade, participação e interesse do aluno, favorecendo o seu desenvolvimento crítico e a autonomia.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.subject.cnpqEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2012_20.pdf168,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.